Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. "O ideal é consumir uma concha diariamente.
O feijão-vermelho apresenta um tamanho menor, além de casca fina e de fácil consumo. Apesar de menos popular do que os demais, está presente em diversas receitas brasileiras.
A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções. Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.
O feijão e outras leguminosas, como grão-de-bico, soja e lentinha, podem causar gases por conterem altas quantidade de rafinose, estaquiose e verbascose, oligossacarídeos que não são digeridos pelo organismo, podendo gerar também inchaço, desconforto abdominal, e cólicas.
O feijão é muito conhecido pelo seu nível de ferro, mas a verdade é que a lentilha pode ter ainda mais! Em 100 gramas de ambos os ingredientes, o ferro corresponde a 1,39 mg no feijão, contra 1,75 na lentilha. Além disso, ao substituir o feijão pela lentilha, você ganha mais proteínas, fósforo e vitamina B9.
A hipótese mais provável talvez seja de que o mesmo tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 7000 anos a.C. De fato, o feijão fez parte da alimentação humana desde as primeiras civilizações. No Egito o mesmo era considerado um símbolo da vida.
Feijão vermelho é aquele tipo que tem tamanho pequeno, arredondando, sabor forte e, como o nome já diz, coloração avermelhada. Muito utilizado também na culinária francesa, esse feijão é ótimo no preparo de sopas. Dá só uma olhada nessa receita de caldo de feijão vermelho. É uma delícia!
Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato. Esta pequena diferença no teor de ferro, por exemplo, faz da versão mais consumida na feijoada uma opção mais atrativa para quem precisa de um aliado contra a anemia.
O phaseolus vulgaris ou feijão comum é uma planta anual herbácea, trepadora ou não, pertencente a família Fabaceae, subfamília Faboideae, gênero Phaseolus.