Como protetor da vida, o Curupira também é capaz de ressuscitar os animais assassinados pelos homens. Esses poderes mágicos fazem com que ele vença a própria morte, lei inexorável da existência, e assim consiga ampliar enormemente as possibilidades de a vida florescer, mesmo nos ambientes mais acossados pelos humanos.
Timbre: curupira de sua cor com arco e flecha de ouro na mão sinistra e na dextra empunha uma bandeira da Unicamp com haste de negro e montado num cateto de negro realçado de prata. Elmo de prata aberto e forrado de vermelho. Virol e paquife de prata e verde.
O curupira cumpre o papel de guardião das florestas e pune aqueles que vão fazer mal a elas. No entanto, ele só pune aqueles que vão para floresta destruí-la por prazer, assim, os que caçam ou derrubam árvores para garantir sua própria sobrevivência não são punidos por ele.
Uma forma de atormentar os caçadores era o ato de o curupira assoviar continuadamente. Para fugir dele, caso ele te encontre no meio da floresta, é necessário realizar um nó em um pedaço de cipó.
A estranha criatura caminha pelas florestas com o calcanhar voltado para a frente, deixando pegadas ao contrário. O Padre José de Anchieta, em 1560, relatou casos de índios que foram surpreendidos dentro da mata e surrados muitas vezes até a morte pelo Curupira.
A Lenda do Curupira : O Protetor da Floresta Amazônica
O que o curupira odeia?
Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta… Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
Como protetor da vida, o Curupira também é capaz de ressuscitar os animais assassinados pelos homens. Esses poderes mágicos fazem com que ele vença a própria morte, lei inexorável da existência, e assim consiga ampliar enormemente as possibilidades de a vida florescer, mesmo nos ambientes mais acossados pelos humanos.
Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas. Como suas pegadas ficam ao contrário, muitos invasores ficam confusos e se perdem nas matas.
Segundo a lenda, quando o Curupira percebe a presença de alguém que representa uma ameaça à natureza, ele recorre a diferentes travessuras para espantar os invasores. Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.
Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. Essa lenda fala de um ser mítico protetor da floresta que se voltava contra aqueles que entravam na floresta para derrubar árvores ou caçar animais.
O padre jesuíta José de Anchieta, que viveu em São Paulo na época da fundação da cidade, foi o primeiro a relatar a história que ele conheceu pelos próprios índios ainda nos anos 1500. Na década de 1970, o estado de São Paulo decretou uma lei que instituiu o curupira como símbolo estadual do guardião das florestas.
Seus pés para trás servem para confundir os caçadores. Mas não é só isso: o Curupira simula os gritos e sons de vozes humanas para atrair os invasores e deixá-los perdidos. Não pense que ele seja fofo com caçadores: esse ser das matas não tolera quem caça seus animais ou quem caça "por prazer".
Em outras variantes do mito, porém, o curupira chega a ser um gigante. Suas características, por sinal, vão se modificando de acordo com os deslocamentos geográficos, conforme ensina o folclorista Luís da Câmara Cascudo. Em algumas regiões do Pará, ele tem quatro palmos de altura.
Na cor amarela, está o Curupira e elementos, como pegadas invertidas, árvores, galhos, folhas e um javali, seu bicho de estimação. Na cor verde, está Boitatá cuspindo fogo em volta de floresta; olhos de cobra observam atrás da mata.
Ao contrário de algumas histórias que pintam o curupira de um demônio malvado, diz a lenda que ele tem personalidade tranqüila e que adora ficar sossegado à sombra das árvores se deliciando com o frescor do vento e o sabor de frutas como mangas e outras delícias silvestres.
A caipora teria grande força corporal e pelos em seu corpo. Ela atuaria enganando os caçadores, mas diz-se também que ela poderia realizar acordos com eles. É importante mencionar que a lenda da caipora, assim como todas as lendas do folclore brasileiro, apresenta muitas variações regionais.
Segundo alguns relatos da lenda, o Curupira é um menino de cabelo vermelho da cor do fogo com os pés virados para trás, que defende as florestas e animais silvestre dos caçadores e dos desmatadores.
Indução de Sono: Ela consegue fazer com que seus alvos adormeçam. Fisiologia de Peixe: Quando em contato com a água, as pernas de Iara se transformam em uma cauda de peixe, fazendo com que ela consiga nadar com grande facilidade, além dela poder respirar debaixo d'água.
A cuca é um ser do folclore e conhecida como uma velha com feições horrendas e muito maldosa. A principal maldade cometida por ela é a de sequestrar e devorar crianças, característica que a associa diretamente com o bicho-papão. Por meio da obra de Monteiro Lobato, a cuca foi popularizada com a forma de um jacaré.
O que faz o Curupira com as árvores quando ameaça cair uma tempestade?
O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
Lobisomem é uma criatura folclórica que está presente no folclore brasileiro, embora seu surgimento remeta à Europa. É conhecido por ser um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las.