A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.
Veja alguns exemplos de EPIs que você pode encontrar no mercado e que o profissional da segurança do trabalho pode recomendar para os ambientes de trabalho.
Objetivo: O Curso NR 06 E.P.I. tem como objetivo instruir e capacitar os profissionais quanto as práticas corretas de utilização, armazenamento, manutenção e limpeza dos equipamentos de proteção individuais, assegurando a saúde e integridade do trabalhador quando este estiver executando suas atividades.
Materiais e Equipamentos de Limpeza - Auxiliar de Serviços Gerais
Quais são as principais responsabilidades da NR 06?
A NR 6 padroniza, orienta e regula o uso, a compra e a distribuição dos equipamentos de proteção individual como forma de garantir a segurança para os trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades.
Qual a importância do NR 6 e quais são os pontos principais dessa norma?
O que é a NR 06? A Norma Regulamentadora 06 (NR 06) é a lei que discorre sobre as regras a respeito do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todas as áreas do ambiente de trabalho. Ela tem o objetivo principal de preservar a segurança e saúde dos colaboradores.
A Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6) estabelece requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de EPIs. Suas regras se aplicam tanto aos trabalhadores que utilizam os equipamentos, quanto às construtoras e empresas que os adquirem e aos fabricantes e importadores desses produtos.
A Norma Regulamentadora Nº 6 (NR-6) trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no ambiente de trabalho. Ela define os EPIs como medidas de proteção contra riscos existentes, que devem ser utilizados quando as medidas de proteção coletiva não são suficientes ou viáveis.
Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
A tarefa de fiscalizar os colaboradores sobre o uso correto dos equipamentos de segurança também é de responsabilidade do empregador, segundo a Norma Regulamentadora 06.
A validade da certificação é limitada à 24 meses ( 2 Anos) pela própria normativa NR-6 sendo necessário ao término deste prazo efetuar um novo curso de certificação.
Cabe ao empregador quanto ao EPI : a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no Page 2 2 trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; e) ...
6.1.1 O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
O novo texto estabelece que os sistemas eletrônicos para registro de fornecimento de EPI devem permitir a extração de relatórios. Outra mudança significativa é a transferência da responsabilidade de limpeza do EPI para o trabalhador e a higienização será de responsabilidade do empregador.
A NR 6 é conhecida como a Norma Regulamentadora dos Equipamentos de Proteção Individual. Ou seja, ela aborda os principais temas referentes ao fornecimento e utilização de EPI em empresas de qualquer segmento e porte.
NORMA REGULAMENTADORA 6 - NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI. 6.1.1 O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.
- guardar e conservar conforme orientações da empresa; - informar à empresa qualquer alteração que impeça seu uso; - cumprir todas as exigências estipuladas pela empresa.
De acordo com o manual de citação, é necessário incluir informações como o número da norma, o órgão responsável pela sua elaboração e o ano de publicação. Por exemplo, a citação da NR 6 seria algo como (BRASIL, 2020).
Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978.
O curso de NR-06 EPI - Equipamentos de Proteção Individual tem como objetivo orientar e treinar profissionais sobre os tipos de equipamentos de proteção existentes e suas funções, bem como o seu uso correto, guarda e conservação.
Quem é responsável pela higienização e manutenção dos EPIs? A responsabilidade é compartilhada entre os empregadores e os próprios trabalhadores. Ambas as partes desempenham papéis importantes para garantir que os EPIs estejam sempre em condições adequadas para oferecer proteção eficaz.
Cabe aos empregados: a) observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções expedidas pelo empregador; b) colaborar com a empresa na aplicação das normas sobre medicina e segurança do trabalho (art. 158 da CLT) (GARCIA, 2013, p.