Os principais sinais de pontuação são: o ponto; o ponto de exclamação; o ponto de interrogação; as reticências; a vírgula; o ponto e vírgula; os dois-pontos; o travessão; as aspas; e os parênteses.
A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção.
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.
A pontuação recupera recursos específicos da língua falada, como entonação e pausas. Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.
Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão. As reticências possuem caráter sugestivo. Ouça o texto abaixo! Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão.
A vírgula indica uma curta pausa na leitura, já o ponto e vírgula é responsável por uma pausa um pouco mais longa do que a da vírgula: Juan, o filho de dona Maria, é um menino indisciplinado.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Ao todo, são contados nove sinais de pontuação, que são: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto final (que pode formar as reticências, quando dispostos em trios), travessão, aspas, ponto de exclamação, ponto de interrogação e parênteses.
E é através dela que os autores partilham suas visões de mundo com seus leitores. Desta forma, o ponto de vista pode ser entendido como a perspectiva da narrativa pela qual o autor escolhe para contar sua história. Ou seja, é a posição que ele assume em relação aos eventos e personagens que descreve.
Os principais sinais de pontuação são: o ponto; o ponto de exclamação; o ponto de interrogação; as reticências; a vírgula; o ponto e vírgula; os dois-pontos; o travessão; as aspas; e os parênteses.
Para que servem os sinais de pontuação? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo.
As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação; interrupção de uma frase incompleta; ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia; e para indicar supressão.
Reticências são o sinal de pontuação usado para indicar, principalmente, hesitação ou interrupção no enunciado, deixando implícito que existe uma lacuna no discurso. As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida.
Os sinais de pontuação são considerados uma parte indispensável da escrita, pois facilitam a leitura e a compreensão dos textos escritos. Por exemplo, a paragem completa e a vírgula são usadas para separar ideias ou conceitos.
O ponto de exclamação é um sinal gráfico que indica emoção, ordem ou súplica. Ele é usado no fim de uma frase exclamativa e serve para destacar um imperativo ou um vocativo. O ponto de exclamação é usado para expressar emoções.
O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula. Do mesmo modo que os dois-pontos e a vírgula, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. O ponto e vírgula também é usado para separar orações coordenadas e considerandos de leis, de decretos etc.