Quais são os principais eixos da pedagogia Freinet?
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Quais são os princípios básicos da pedagogia de Freinet?
O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.
Freinet priorizava a disciplina e harmonia dentro da sala de aula, por isso, deveria ter constante interação entre aluno e professor, que um poderia aprender com o outro e vice-versa. O que mais chama atenção na pedagogia Freinet é que ele não desprezava a opinião do aluno em nenhum momento de seu aprendizado.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social.
Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das 'técnicas pedagógicas para a vida'.
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
Freinet também idealizou uma escola que fosse centrada na criança, onde o papel do professor seria o intermediar e ajudar a construção de sua personalidade.
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.
Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...
Qual era o nome dado por Freinet aos recursos pedagógicos e métodos de ensino que ele desenvolveu?
O francês também criou as “Invariantes Pedagógicas”, as quais eram princípios que deveriam ser sempre levados em conta na educação, independente da época ou do lugar. As “Invariantes” são consideradas os grandes pilares do projeto pedagógico de Freinet.
Quais são os pontos de grande relevância para Freinet?
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
Como as principais ideias de Freinet promoveram mudanças?
As principais ideias de Freinet promoveram mudanças ao possibilitar uma educação mais democrática e participativa, contrastando com a exclusão social da época vitoriana.
Quais princípios da pedagogia Freinet ficam evidenciados no acontecimento da sala?
No contexto da sala de aula, princípios da pedagogia de Freinet podem ser evidenciados quando os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, experimentar atividades práticas, interagir entre si, ter liberdade para expressar suas ideias e participar ativamente do processo de aprendizagem.
O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida.
As aulas-passeio permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, fugindo de metodologias que mantêm os alunos aprisionados à sala de aula, buscando estratégias pedagógicas que despertem nos estudantes a cooperação e o prazer pelo conhecimento.
Vamos lembrar o criador dos “cantinhos” o Educador Celestin Freinet que dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa, com o objetivo de criar uma nova educação. Freinet criou uma pedagogia do trabalho.
Freinet defendia que a escola possibilitasse aos educandos um trabalho realizador, considerando trabalho como produção humana, defendida por Karl Marx, que muito o inspirou, especialmente pela ideia do pensamento dialético, difundida também no Partido Comunista Francês, do qual Freinet fez parte e no qual tomou ...
Freinet buscou formar cidadãos livres, autônomos, felizes e capazes de administrar a própria vida, colocando o estudante no centro do processo pedagógico, por meio de uma educação popular horizontal, em que professor e estudantes se encontravam no mesmo nível de importância, e que buscava construir o que ele mesmo ...
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.
Freinet sustenta ainda que a educação pelo trabalho, no seu sentido libertador, criador e perpetuador da vida humana, traz o progresso humano, expressando o seu desejo de mudança, para dar à educação pelo trabalho o seu verdadeiro sentido às crianças.
Freinet (1969), considera que os professores não são propriamente mestres mas, sobretudo guias, amigos e encorajadores da criança. Estes precisam permitir com que a criança viva plenamente como a criança, sem afastá-la do contato humano e principalmente da realidade social.