São estes, então, alguns dos princípios da ecologia - interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade, diversidade e, como conseqüência de todos estes, sustentabilidade.
Fatores bióticos e abióticos, população, comunidade, ecossistema, cadeia alimentar, sucessão ecológica, habitat, nicho ecológico e relações ecológicas são alguns dos principais conceitos dessa disciplina.
A Ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. Assim sendo, a Ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.
O organismo (indivíduo) é a unidade mais fundamental da Ecologia, sendo considerado um Sistema Ecológico elementar. Diferentemente dos outros, é limitado por uma cobertura por meio do qual ele troca energia e matéria com o meio ambiente.
Ernest Haeckel definiu ecologia como “o estudo científico das interações entre organismos e seu ambiente”, ou seja, para Haeckel, estudar ecologia era integrar o estudo dos seres vivos às características do ambiente em que os mesmos viviam.
O vínculo entre as ecologias mental, social e ambiental defendida por Guattari é uma perspectiva eficaz para entender a crise ecológica porque oferece uma visão ampla dos elementos que a compõem.
Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um dado período de tempo.
Ecologia é o estudo de como os organismos interagem entre si e com seu ambiente físico. A distribuição e abundância de organismos na Terra é determinada por fatores bióticos, relativos aos seres vivos, e abióticos, não vivos ou físicos.
Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Esse último é o local do planeta onde existe vida.
O processo é extremamente importante porque serve como base para a forma com que iremos nos relacionar nos ambientes. A qualidade do relacionamento que construímos dentro de nós mesmos afeta diretamente nossas relações externas, sejam elas quais forem – trabalho, estudos, família ou amigos.
Qual é a diferença entre ecologia e meio ambiente?
Portanto, enquanto a ECOLOGIA é a ciência que aborda o assunto, e o MEIO AMBIENTE é o objeto do estudo ou da abordagem que se realiza. Existem várias significados para o termo meio ambiente.
Em Ecologia, uma população pode ser definida como um grupo de indivíduos da mesma espécie que ocupam uma determinada área em um determinado momento do tempo e que apresentam alta probabilidade de cruzamentos entre si, em comparação com a probabilidade de cruzamentos com indivíduos de outra popu- lação.
Dentre os ecossistemas terrestres, estão florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Já como exemplo de ecossistemas aquáticos, pode-se citar rios, mares, oceanos e lagos.
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros.
Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.
A ecologia é uma área da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente em que vivem. Estudando-a podemos compreender melhor, portanto, as interações existentes entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.
Ecologia é uma palavra de origem grega. Nela, juntam-se as palavras "eco" ("oikos"), que pode significar casa e "logos" que quer dizer "saber", "estudar". Trata-se, portanto, do estudo do local onde vivemos, ou seja, ecologia é a ciência que estuda os seres vivos em "suas casas", no meio em que vivem.
Os componentes abióticos são os componentes sem vida e incluem elementos químicos e físicos. Um ecossistema pode variar de um pequeno aquário até grandes florestas. Temos três grandes grupos de ecossistemas: de água doce, oceânicos e terrestres. Denominamos biosfera todos os ecossistemas existentes no planeta.
A ecologia, como ciência fundamental, investiga as conexões vitais entre seres vivos e seu ambiente. Essa disciplina se divide em autoecologia e sinecologia.