Quais os problemas que as redes sociais podem causar?
A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...
Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.
Tendinite, falta de concentração, problemas de visão e transtornos de ansiedade. Ficar excessivamente on-line é um hábito que pode gerar diversos malefícios à saúde.
Este excesso de interações virtuais pode aumentar a sensação de solidão, fazendo com que o indivíduo se isole socialmente cada vez mais para viver as “relações virtuais perfeitas”. Além da sensação de isolamento, o indivíduo também tem a sensação de que está perdendo diversos acontecimentos, ou “perdendo algo”.
COMO AS REDES SOCIAIS PREJUDICAM SEU CÉREBRO (E Como Evitar!)
Quais são as desvantagens das redes sociais?
Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação. São tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes acessamos uma rede social por um fim específico e nos perdemos em outras coisas que nos chamaram a atenção.
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.
A internet trouxe uma série de benefícios que impactaram positivamente a sociedade moderna. Um dos principais é a democratização do conhecimento. Com acesso a uma vasta quantidade de informações, as pessoas podem aprender sobre praticamente qualquer assunto, aprimorando suas habilidades e conhecimentos.
Como as redes sociais têm afetado ultimamente os jovens brasileiros?
Comparações sociais, cyberbullying, superexposição e desinformação são quatro das causas pelas quais as plataformas podem gerar depressão, insegurança, reduzir a autoestima, incitar a violência, e em alguns casos extremos, contribuir para que tirem a própria vida.
Dentre eles, o uso exagerado de tecnologias tem se tornado um dos principais determinantes de problemas emocionais e psicológicos. Vários são os riscos da tecnologia para o bem-estar mental, sendo que o excesso pode causar perturbações comportamentais, estresse, insônia, dependência e ansiedade.
O estudo também mostra que a amplia maioria dos profissionais de saúde mental preocupam-se com o aumento de casos de autoflagelação, suicídio, ansiedade e depressão entre os jovens devido à exposição às redes sociais. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.
O que a internet faz com o nosso cérebro? Segundo o estudo, o tempo de tela excessivo "afeta negativamente a atenção e a concentração, a aprendizagem e a memória, a regulação emocional e o funcionamento social, a saúde física, e o desenvolvimento de distúrbios mentais e de uso de substâncias".
Hoje já se sabe que o uso excessivo de telas dificultam a concentração, o raciocínio e a memória, o que implica no pensamento crítico, na criatividade, aprendizagem e comunicação. Por isso, saber dosar o tempo conectado é fundamental, principalmente para as crianças e adolescentes.
O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.
Está bem estabelecido que o uso excessivo de celulares tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde e desenvolvimento em crianças e adolescentes. Exposição prolongada à luz azul das telas, por exemplo, pode perturbar significativamente os padrões de sono, resultando em insônia e problemas relacionados.
Como a tecnologia influencia o comportamento das pessoas?
A tecnologia é capaz de conectar pessoas independente de fronteiras físicas, mas é também a origem de um contínuo senso de "desconexão". Se houver uma tela conectada à internet, o mundo ao redor perde brilho e a atenção ao qual fazia jus não terá nossa total atenção como antes.
Quais são os pontos negativos da tecnologia na área da saúde?
Olhar para um dispositivo eletrônico por longos períodos pode causar dores no pescoço e nas costas, bem como dores nos cotovelos, pulsos e mãos. Além disso, o uso de notebooks e smartphones pode envolver pessoas sentadas em posições consistentes com função ergonômica deficiente e posicionamento ergonômico deficiente.
Quais são os impactos sociais e ambientais das novas tecnologias?
A produção e o uso de tecnologia frequentemente envolvem a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que liberam dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Por que as redes sociais afetam mais as adolescentes?
O uso excessivo das redes sociais é um fator preocupante para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, porque poderá trazer consequências, como isolamento social, falta de interesse pelos estudos e ansiedade, e exercer influência em seu desenvolvimento educacional, alterando a sua cognição.
Como as redes sociais afetam a vida das pessoas de forma positiva?
Um dos benefícios das mídias sociais é sua capacidade de amplificar as maneiras que os jovens têm para compartilhar, demonstrar atenção e comparar. Elas permitem que jovens se concentrem nas coisas que sempre foram importantes nessa fase: segredos, imagem, aparência e inseguranças.
Isso porque 38% dos brasileiros revelaram sentir medo de ser julgado pelo conteúdo que posta nas redes sociais. Os mais jovens, de 16 a 24 anos, foram os que mais se sentiram impactados, com o percentual de 43%. Além disso, 26% confessaram se sentirem cobrados a manter uma atividade constante nas redes sociais.
Quais impactos positivos e negativos das redes sociais?
Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.