A linguagem visual compreende várias formas de expressão, construídas a partir de signos visuais, como cor, forma, equilíbrio, luz e sombra, e com base no conteúdo e na forma.
Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa. A comunicação visual entre os homens tem vindo a evoluir, ao longo de milhões de anos, através de sons, dos gestos, das palavras, dos sinais e dos símbolos.
A linha: Já que foi mencionado o poder que a junção de vários pontos tem, se chega até a linha: é a união tão próxima de pontos entre si, que sequer podem ser diferenciados. ...
Os sinais são elementos visuais com sentido e significado convencionado. Os símbolos exprimem mensagens complexas, ideias, sentimentos e valores fundamentais para a sociedade. David Canas, 12ºD. Oficina de Design, 2021.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM VISUAL - PONTO, LINHA, COR, TEXTURA - Aula de Arte online
O que são os signos na comunicação?
signos são entidades em que sons ou sequências de sons - ou as suas correspondências gráficas - estão ligados com significados ou conteúdos. (...) Os signos são assim instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si."
Nenhum meio visual pôde até hoje equiparar-se à película cinematográfica enquanto espelho completo e eficaz do homem. Todos esses elementos, o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a escala, a dimensão e o movimento são os componentes irredutíveis dos meios visuais.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
O conhecimento da linguagem visual e de sua alfabetização é fundamental no desenvolvimento de critérios de leitura da imagem visual e tem por objetivo ultrapassar a resposta natural dos sentidos e os gostos e preferências condicionados.
São regras visuais estabelecidas por donos de museus. C. São uma espécie de combinado coletivo de que o significado de algo será compreendido de forma semelhante por toda uma comunidade, sociedade ou nação.
Continuando sua argumentação sobre a definição de signo, Peirce afirma que há três tipos de signos: (1) as semelhanças, ou os ícones, (2) as indicações, ou os índices e (3) os símbolos, ou signos gerais. “Os ícones carregam ideias das coisas que representam pela simples imitação” (ibidem p.
Temos a linguagem não verbal, representada pelos sinais de trânsito, pelas placas de advertência, pela linguagem dos surdos-mudos, entre outros exemplos; como também a linguagem verbal, cujos sinais são representados pelas palavras propriamente ditas.
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção. A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais.
A cor. A cor é um elemento de comunicação visual de grande relevância pois está recheada de informação, o que permite uma impressionante experiência visual. Cada uma das cores possui significados associativos e simbólicos, permitindo a existência de um vasto leque de significados para o “alfabetismo visual”.
Qual é o elemento mais simples da linguagem visual?
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
A forma é o oposto da insignificância, é a presença em si. Na Comunicação Visual, em especial, toda forma tem contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte. O contorno é o limite exterior da forma, uma espécie de fronteira entre o significado (forma) e o insignificante (fundo).
A linguagem visual é transcultural, penetra em diferentes culturas. É esta força potencial das imagens aliada à onipresença da mídia que cria a atmosfera favorável a uma nova expansão do capitalismo, segundo padrões jamais observados e que poderia ser considerada como um novo estágio do capitalismo original.