É caracterizado por um funil formado a partir de ventos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão. Quando o funil toca o solo, o fenômeno recebe o nome de tornado. Embora tenham curta duração, os ventos dos tornados podem superar a velocidade de 400 km/h, adquirindo grande poder de destruição.
Já os tornados são circulações em pequena escala. Eles raramente medem mais do que algumas centenas de metros de diâmetro e podem durar entre alguns segundos e mais de uma hora. "É muito mais difícil prever tornados do que furacões", afirma Kosiba.
Os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, porém apresentam tamanho e duração menores. O seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias.
Duração: os tornados são fenômenos que duram pouco – às vezes alguns segundos ou até pouco mais de uma hora. Já os furacões podem percorrer vastos quilômetros e existem por mais tempo, além de irem mudando de intensidade. Chegam a durar dias ou até semanas, afirma a Nasa.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão. Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno. Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
Se a sua casa não tem cave, deve tentar estar no piso mais baixo possível para evitar a tempestade. Vá para o rés-do-chão e tente estar no centro da divisão, para evitar janelas, e se possível esconda-se dentro de um armário ou debaixo de umas escadas.
Mesmo tornados relativamente fracos podem capotar veículos, e os mais fortes podem levantá-los no ar completamente, jogando-os a longas distâncias e causando ferimentos e até morte para os seus ocupantes.
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro - como a Flórida-, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
Os tornados têm uma escala horizontal cerca de mil vezes menor do que os furacões, tufões e ciclones. Além disso, furacões e ciclones tropicais se formam em circunstâncias diferentes e têm impactos diferentes na atmosfera, segundo a Nasa, a agência espacial do governo americano.
Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível.
Menor e mais intenso que os outros tipos de ciclones, ele dura aproximadamente 20 minutos e pode ter ventos de mais de 400 km/h —quando não é de alta intensidade, seus ventos vão até 160 km/h. Quanto à largura, pode ser menor que 30 metros ou atingir até 2,5 km.
Furacões duram dias e são fenômenos de escala continental originados pela interação oceano-atmosfera. Tornados costumam viver por alguns minutos. O recorde é de 3 horas e meia. Já os tornados são gerados por supercélulas, nuvens de tempestade imensas e com alta carga de energia.
Em que região do mundo os tornados são mais comuns?
Ainda segundo Candido, a área compõe o chamado 'corredor dos tornados da América do Sul', que compreende um polígono demarcado entre o norte da Argentina, Uruguai, centro-sul do Brasil, Paraguai, e parte da Bolívia.
Os tornados são formados pela redução súbita na pressão em certos pontos desses sistemas convectivos, o que faz com que o ar passe a girar ao redor dos pontos onde a pressão é inferior[iii]. Devido à intensa rotação, ocorre a formação de um cone que descende das nuvens.
Nos EUA, em média, cerca de 1.200 tornados são registrados a cada ano. Outros lugares onde esses fenômenos ocorrem com frequência são as províncias canadenses de Alberta, Manitoba e Saskatchewan, o nordeste do México, Bangladesh, Reino Unido, o norte da Argentina, o sul do Brasil e o sudoeste da Rússia.
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula. Tenha certeza que esses lugares estão longe de janelas e objetos móveis. Proteja sua cabeça de objetos que podem cair ou se deslocar em função dos ventos. Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas.
Andorra. Andorra é o país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização montanhosa e isolada, que o protege de muitos eventos climáticos extremos.