As causas englobam a hipóxia tecidual (p. ex., como no uso vigoroso dos músculos durante esforço, convulsões, tremores por hipotermia), algumas doenças sistêmicas e congênitas, câncer e ingestão de alguns fármacos ou toxinas (ver tabela Causas da acidose metabólica).
As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.
A metformina e uma medicacao da classe das biguanidas utilizadas para o tratamento do diabetes mellitus. A ocorrencia de acidose latica, embora rara, e o efeito adverso mais temido.
Esse tipo de acidose metabólica pode ser agravado por episódios de vômito ou diarreia intensa. A acidose láctica se dá quando existe um excesso de ácido lático no corpo que pode ser desencadeado pelo uso crônico de álcool ou pela prática frequente de exercícios intensos.
Isso também irá ajudar a retirar o ácido lático de seus músculos. Esperar algumas horas após um exercício árduo antes de fazer os alongamentos não é o melhor a fazer. Alongue-se após terminar a atividade que causou a dor, para evitar uma distensão muscular.
Quais são os principais efeitos do acúmulo de ácido lático no organismo?
Quando o lactato se acumula em níveis elevados no sangue e nos músculos, ele cria uma acidez chamada acidose láctica, que causa fadiga muscular e, em níveis elevados, pode interferir na recuperação muscular. O seu acúmulo resulta em uma sensação dolorosa de queimação nos músculos.
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de gasometria arterial, que normalmente só é feito em pessoas que estão internadas na UTI ou no CTI. O exame do pH é feito com uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o valor de pH no sangue, de bicarbonato, e a PCO2.
A acidose com hiato aniônico alto é mais frequentemente causada por cetoacidose, acidose láctica, doença renal crônica ou ingestão de certas substâncias tóxicas.
O diagnóstico da acidose metabólica é feito por meio de um exame de gasometria arterial, que avalia o pH do sangue e outros parâmetros, que são interpretados pelo clínico geral ou nefrologista e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado que varia de acordo com sua causa.
O tratamento da acidose geralmente tem como enfoque o que causa a condição, para que o corpo possa retomar seu equilíbrio naturalmente. Em alguns casos, são administrados medicamentos por meio de via endovenosa para ajudar a neutralizar o sangue.
De início os sintomas da acidose láctica são, entre outros menos comuns, dor abdominal, náusea persistente e vômitos . A pessoa pode também sentir frio, especialmente nos braços e pernas, cansaço e fraqueza muscular.
O que acontece quando se inicia o acúmulo de lactato no sangue?
O aumento da concentração de lactato circulante, chamada de hiperlactemia, pode acontecer devido ao aumento da produção de lactato, alteração no fornecimento de oxigênio para os tecidos ou deficiência na eliminação dessa substância do organismo, resultando no seu acúmulo no sangue.
O que fazer então? O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.
Essa reação produz energia. Se o exercício estiver além do que a pessoa está condicionada, o organismo queimará a glicose sozinha e produzirá ácido lático. O melhor remédio para combater esse excesso é fazer mais exercícios, embora em menores intensidades.
Trata-se de uma doenças que desequilibra o pH sanguíneo. Então, o surgimento desse problema serve de alerta para um maior cuidado com a saúde. Se o tratamento for adequado, a acidose metabólica é reversível. Caso contrário, é possível afetar rins, ossos e músculos.
O ácido lático é extraído do açúcar do leite. O nosso organismo faz isso naturalmente, mas, através da biotecnologia, podemos obtê-lo de outras fontes também, como na fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.
O excesso de ácido lático provoca cansaço e dores musculares e foi, por muito tempo, responsabilizado pela dor muscular tardia no esporte. Estudos mostram, porém, que o ácido lático é eliminado dos músculos em até 1 a 2 horas após o término do treino.
Essa reação solitária produz o ácido lático, que é um dos causadores das dores musculares. O melhor procedimento para evitar sua formação é, depois de fazer um exercício, realizar por alguns minutos outro exercício (correr, pedalar, nadar) em menor intensidade.
Para isso, os técnicos de laboratório costumam usar sacarose, vários tipos de amido ou xarope de amido. Os químicos usam carbonato de cálcio para neutralizar o ácido formado.
As doenças que provocam acidose láctica congênita são as doenças de depósito de glicogênio. CAUSAS: doenças hereditárias ocorrem quando os filhos herdam genes defeituosos dos pais.
Quais são os sintomas de um indivíduo com acidose metabólica?
Com o passar do tempo, a condição pode levar ao desenvolvimento de sintomas tais como fadiga e sono. Além disso, outros sintomas da acidose metabólica são batimento cardíaco acelerado, confusão mental, dor de cabeça, vômitos, náuseas e hálito frutado.
A acidose láctica associada à metformina (do inglês, metformin associated lactic acidosis - MALA) pode se desenvolver quando há uma superdosagem do medicamento, situações em que as doenças de base se agravam ou em casos de insuficiência renal aguda ou crônica.