Quais são os sintomas de falta de ferro no sangue?
Sinais e sintomas da anemia por deficiência de ferro Tais sintomas incluem fadiga, perda de estamina, falta de ar, fraqueza, tontura e palidez. Outro sintoma comum é a síndrome das pernas inquietas (SPI), que é um impulso desagradável de mover as pernas durante períodos de inatividade.
Além de anemia, a deficiência de ferro pode causar a síndrome de pica (desejo por produtos não alimentares como gelo, terra ou amido puro), unhas em colher (unhas finas e côncavas) e síndrome das pernas inquietas (uma vontade irresistível de mover as pernas quando se está sentado ou deitado).
Alguns alimentos ricos em ferro são: leguminosas (como o feijão e a soja), hortaliças verde escuras (como o espinafre), ovo e carnes vermelhas. Adicionalmente, vale lembrar que, durante a gravidez, a mulher também pode apresentar ferro baixo no sangue.
O que pode acontecer se a ferritina estiver muito baixa?
Em algumas poucas situações, níveis diminuídos dessa proteína podem causar cansaço, queda de cabelo e sensação de pernas inquietas. Se a ferritina baixa estiver ainda associada à anemia ferropriva, o indivíduo pode ter sintomas como cansaço, palidez, falta de ar e tontura.
A anemia por deficiência de ferro costuma ser causada por perda de sangue (p. ex., gastrointestinal, menstrual), mas pode ocorrer por hemólise, má absorção ou aumento da demanda de ferro (p. ex., gestação, lactação, períodos de crescimento rápido das crianças).
Comer alimentos ricos em vitamina C durante as refeições, como caju, acerola, laranja, limão, brócolis e pimentão, ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo. Isso acontece porque a vitamina C favorece a biodisponibilidade do ferro heme, um tipo de ferro presente em alimentos de origem vegetal.
Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema. Entretanto, há quem acumule o mineral em quantidade superior à necessária.
Além disso, o ferro é importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o metabolismo energético e a saúde cerebral. Enquanto isso, a ferritina é uma proteína que armazena o ferro no corpo, ajudando a regular seus níveis.
Resultados entre 65 mcg/dL e 175 mcg/dL para homens e entre 50 mcg/dL e 170 mcg/dL para mulheres estão dentro da faixa normal. Resultados acima de 175 mcg/dL para homens e de 170 mcg/dL para mulheres indicam ferro alto e também devem ser acompanhados por um médico.
Quanto tempo demora para o ferro fazer efeito no organismo?
em quanto tempo de tomado o neutrofer fara efeito? Em pacientes com anemia por deficiência de ferro que iniciam o tratamento com ferro (Neutrofer ou qualquer outro), é possível documentar um aumento na produção de glóbulos vermelhos novos entre 10 e 15 dias de uso.
“Além de aumentar o risco de anemia, essa carência pode resultar em parto prematuro, baixo peso ao nascer e problemas no desenvolvimento fetal. Mulheres com menstruação intensa, distúrbios gastrointestinais ou condições médicas crônicas devem estar especialmente atentas aos níveis de ferro no organismo”, diz o médico.
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e muitas vezes resulta da perda de sangue; má absorção, como na doença célica, é uma causa bem menos comum.
A ferritina baixa é grave ou perigosa quando a causa não é tratada adequadamente, o que pode levar a anemia ferropriva grave e causar complicações como problemas cardíacos.
Embora raro, a ferritina alta pode ser causada por alguns tipos de câncer como linfoma ou leucemia, mas a sua dosagem no sangue normalmente não é indicada com a finalidade de identificar estas condições.
O tratamento para diminuir a quantidade de ferro sérico deve variar de acordo com a causa do aumento, podendo ser indicado pelo médico alteração na dieta, flebotomia ou uso de medicamentos quelantes de ferro, que são aqueles que se ligam ao ferro e não deixam que esse mineral fique sendo acumulado no organismo.
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
De onde você pode obter ferro? Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
As carnes vermelhas talvez sejam a fonte de ferro mais conhecida. Coração, fígado e rins de boi, por exemplo, são algumas das opções que podem ser incluídas no cardápio.
A melhor forma de suplemento de ferro é o ferro quelado (bisglicinato de ferro) conforme já vimos, idealmente tomado junto da refeição e com a presença de alimentos ricos em vitamina C. Uma sugestão é consumir o suplemento de ferro com um copo de suco de laranja, por exemplo.
O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.
A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.