Quais são os sintomas neurológicos da Síndrome de Sjögren?
Em quadros mais críticos, a Síndrome de Sjögren pode trazer sintomas neurológicos, como perda da força em uma região do corpo, dor intensa em queimação ou choques nas extremidades, e dificuldades na movimentação.
Os pacientes poderão apresentar convulsões, meningites não infecciosas, derrame cerebral e quadros parecidos com esclerose múltipla, mas vale ressaltar que tais manifestações são raras. Formigamentos em mãos e pés ou alterações de nervos cranianos podem surgir.
A síndrome de Sjögren é um distúrbio inflamatório sistêmico e crônico relativamente comum, autoimune, de causa desconhecida. É caracterizada por xerostomia, xeroftalmia e outras mucosas (síndrome de ressecamento) por infiltração linfocítica das glândulas exócrinas e disfunção da glândula secundária.
Erupções cutâneas, lesão renal, problemas pulmonares, pancreatite e vasculite são outras manifestações da síndrome de Sjögren. Também pode haver o desenvolvimento da síndrome de Raynaud, na qual os dedos repentinamente ficam muito pálidos, dormentes ou com formigamento em resposta ao frio ou estresse emocional.
Os principais sintomas da doença de Sjögren são xeroftalmia (olhos secos) e xerostomia (boca seca) acompanhadas de algumas manifestações articulares. No primeiro caso, a falta ou a baixa produção de lágrimas produz a sensação de secura nos olhos acompanhada de inflamação, hiperemia (vermelhidão), ardor e coceira.
A depender da gravidade e da demora no reconhecimento diagnóstico, a doença pode acarretar danos oculares, perdas dentárias, prejuízos sociais, sexuais e na qualidade de vida. Além disso, a doença de Sjögren pode afetar órgãos vitais e estar relacionada ao maior risco de desenvolvimento de linfoma.
Febre reumática (reumatismo infeccioso) A febre reumática é uma doença de caráter autoimune, cuja causa é associada à mesma bactéria responsável por infecções de garganta e pela escarlatina.
A Síndrome de Sjögren (CID M35. 0) é uma doença sistêmica autoimune, de evolução lenta e progressiva, que se caracteriza clinicamente por uma síndrome seca, principalmente com olho e boca secos, e por manifestações extraglandulares em diversos órgãos e sistemas.
Dores ósteo-articulares, fadiga e defor- midades articulares. Manifestações respiratórias: secura da mucosa nasal, fal- ta de ar e infecções freqüentes do trato respiratório são os achados mais comuns. Manifestações genito-urinárias: secura e prurido vaginal, coito doloroso e dor à micção podem ocorrer.
Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.
O que é a doença pulmonar intersticial associada a Síndrome de Sjögren? A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune rara que afeta principalmente as glândulas salivares (que produzem saliva) e as glândulas lacrimais (que produzem lágrimas). Também pode afetar os pulmões.
O QUE É O SÍNDROME DE SJÖGREN? O Síndrome de Sjögren (S.S.) é uma doença auto-imune cróni- ca, em que o sistema imune, que normalmente protege o nosso organismo de doenças e o defende de infecções, fica desregula- do e ataca tecidos saudáveis do próprio corpo.
QUAIS OS TIPOS DA SÍNDROME DE SJÖGREN? Podemos denominar a síndrome de Sjögren como primária ou secundária: PRIMÁRIA: apresentação isolada devido a alterações da imunidade. SECUNDÁRIA: associada a outras doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lúpus, esclerodermia, vasculite, ou com hepatite crônica.
Lombalgia (CID M545) causa dores na região lombar, impactando a vida diária e o trabalho. Diagnóstico adequado é essencial para tratamento e benefícios.
A síndrome de Sjögren é outro distúrbio auto-imune, e os sintomas de muitos distúrbios auto-imunes se sobrepõem, diz Burks. Sjögren provoca fadiga e dor musculoesquelética e é mais comum em mulheres do que em homens. Mas os sinais reveladores são olhos secos e boca seca, que não estão associados à esclerose múltipla.
A síndrome de Sjögren pode causar dores musculares?
As manifestações sistêmicas incluem: mialgia (dores musculares) e fadiga (sensação de fraqueza e cansaço) em 50% dos casos; 30% dos casos, pode apresentar poliartrite (inflamação de várias articulações), não deformante ou poliartralgia (dores em várias articulações); em 9 a 27% pode haver acometimento pulmonar com ...
Quais os direitos de quem tem síndrome de Sjögren?
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que causa secura na boca e olhos, além de fadiga e dores. Pode resultar em benefícios do INSS, como auxílio-doença e aposentadoria.
As causas podem incluir: Desgaste da Cartilagem: Quando a cartilagem que recobre a articulação sofre desgaste, os ossos acabam esfregando-se diretamente, provocando a sensação de fricção e o som de estalos. Essa condição é comum em doenças degenerativas, como a osteoartrite.
Lúpus: conheça uma das doenças autoimunes mais graves. Oriundo de um desequilíbrio no sistema imunológico, o lúpus é uma doença autoimune que pode causar alteração renal, afetar a pele e as articulações do corpo.
O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.
Os principais sintomas de lúpus são dor e inchaço em uma ou mais articulações, manchas vermelhas na pele, cansaço excessivo, lesões na pele depois da exposição ao sol, queda de cabelo, maior sensibilidade a luz, e feridas no canto da boca ou dentro do nariz.