Kilauea é um vulcão localizado no Havaí que é conhecido por ser o mais ativo do mundo. É considerado um vulcão jovem e, de acordo com cálculos científicos, tem aproximadamente 300.000 a 600.000 anos. Suas erupções são do tipo efusivas, e a lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.
O supervulcão mais conhecido na atualidade é o de Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Sua forma não obedece ao padrão de um vulcão qualquer, com uma formação montanhosa em forma de “cone”.
Yellowstone: o vulcão que pode acabar com a humanidade
Há 640 mil anos, um enorme vulcão entrou em erupção no que hoje é o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, criando uma caldeira de 45 quilômetros de largura e 75 quilômetros de comprimento.
O maior supervulcão da Terra foi descoberto em 2013: conhecido como Tamu Massif, tem 4 km de altura e 640 km de largura e repousa no fundo do oceano Pacífico, no leste do Japão.
O que acontece se o vulcão de Yellowstone entrar em erupção?
Uma erupção de tal magnitude teria efeitos catastróficos em todo o planeta. Seus efeitos durariam décadas para se normalizar e trariam mudanças bruscas na Terra, desde a morte de milhões de pessoas à extinção em massa de plantas e animais.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
E foi exatamente isso que aconteceu em 26 de agosto de 1883 pelo vulcão Krakatoa, também localizado na Indonésia. A altura das ondas que geraram a erupção do vulcão Krakatoa chegou a 41 metros acima do nível do mar, destruindo cidades inteiras e causando a morte de 36.417 pessoas.
O maior vulcão-escudo ativo da Terra é o Mauna Loa, no Havaí, que alcança os 4.169 m acima do nível do mar. O formato destes vulcões lembra um escudo deitado – daí o nome.
O que acontece se o vulcão Campi Flegrei entrar em erupção?
No caso do Campi Flegrei, uma erupção poderia liberar uma pluma de cinzas tão grande que interromperia o tráfego aéreo em toda a Europa, além de causar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para a população local. A combinação desses fatores poderia resultar em uma crise humanitária de grandes proporções.
Durante cerca dos últimos 17 milhões de anos o hotspot do Yellowstone vem produzindo uma sucessão de violentas erupções e fluxos de menor intensidade de lava basáltica. Pelo menos uma dúzia destas erupções foram de grande magnitude, recebendo o nome de "supererupções".
Yellowstone tem drama: é aqui que os bisões vagam, as cachoeiras caem e as montanhas se erguem. Além disso, há a parte geotérmica: fontes termais, gêiseres e piscinas de lama ferventes. O ponto mais famoso é o Old Faithful, um gêiser que entra em erupção regularmente há décadas.
Qual cidade brasileira foi construída em cima de um vulcão?
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
Foi possível observar que a região amazônica possui três eventos vulcânicos importantes: um mais antigo, há cerca de 2 bilhões de anos; outro de idade aproximada há 1,88 bilhão, e o mais recente, com idade próxima de 1,78 bilhão de anos.
Diversos historiadores e pesquisadores afirmam que o pico do Cabugi, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto no qual os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.
Mais de um terço de Yellowstone fica dentro da caldeira de um vulcão ativo, o Yellowstone National Park, Wyoming. Há 640 000 anos, um enorme vulcão entrou em erupção no que hoje é o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, criando uma caldeira de 45 quilômetros de largura e 75 quilômetros de comprimento.
O que acontece se Campi Flegrei entrar em erupção?
Se Campi Flegrei entrar em erupção, poderá liberar uma quantidade massiva de material vulcânico, afetando o clima global e causando sérios problemas de saúde e transporte na Europa. A erupção de um supervulcão como Campi Flegrei teria consequências catastróficas.
Embora se assuma que o nome vem das pedras (stones) amarelas (yellow) do Grand Canyon de Yellowstone, o nome do parque vem do Rio Yellowstone, que passa pelo parque, que recebe o seu nome de umas falésias de arenito que se situam mais abaixo no rio, na parte este do Montana.
O vulcão Eyjafjallajökull é um titã de mais de 1.600 metros de altitude situado em uma geleira e, o mais incrível, está em atividade há 8.000 anos! Considerado o maior vulcão do mundo, ele já entrou em erupção várias vezes ao longo dos séculos.
Onde está localizado o vulcão mais antigo do mundo?
Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.