Os principais formatos de imagem são: JPG, GIF, PNG, SVG, PSD, WEBP, RAW, TIFF, BMP e PDF. As imagens são utilizadas para as mais variadas aplicações no ambiente digital. No entanto, essas imagens podem estar em diversos formatos digitais, podendo gerar confusão ou impedindo sua utilização na plataforma desejada.
Os formatos de imagem são padrões de codificação, compressão e definição que determinam o tipo de arquivo gráfico, como JPEG, PNG, BMP, GIF e TIFF. Cada extensão tem suas particularidades, e você precisa compreender as principais delas para trabalhar com conteúdo digital ou impresso.
As extensões de imagem são extensões de anúncio que permitem fazer o upload de imagens complexas e relevantes para complementar os anúncios de texto. Você exibe recursos visuais atrativos de produtos ou serviços que otimizam a mensagem dos seus anúncios de texto, ajudando a melhorar o desempenho deles.
Formatos de Arquivo de Imagem mais comuns e suas diferenças | Wondershare
Quais são os dois tipos de imagens?
Tipos de imagem. Antes de detalharmos os diferentes formatos de imagem, é importante explicar alguns conceitos preliminares, como os tipos de imagem. Basicamente, existem 2 tipos de imagem digital: Bitmap e Vetorial.
Para saber o tamanho de imagens, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela. Depois, é só selecionar a opção “Propriedades”. Em seguida, uma janela será aberta automaticamente, e na aba “Detalhes” você consegue acessar as informações de tipo de imagem, largura e altura.
Os 12 principais formatos de imagem. Os formatos de imagem são padrões de codificação, compressão e definição que determinam o tipo de arquivo gráfico, como JPEG, PNG, BMP, GIF e TIFF. Cada extensão tem suas particularidades, e você precisa compreender as principais delas para trabalhar com conteúdo digital ou impresso ...
Enquanto JPG, GIF e PNG são formatos de compressão de arquivos BMP, o formato SVG é um arquivo baseado em texto e descreve as imagens com formatos vetoriais. Eles são capazes de comprimir ainda mais os arquivos, sem perda nenhuma de qualidade (mesmo ao redimensionar as imagens).
Dentre eles, JPG, GIF, PNG são os mais comuns. O BMP também é bastante popular atualmente, mas, além desses citados, há uma grande quantidade de formatos de imagens para diversos tipos de uso.
Para ilustrar essas várias funções, tomo emprestadas as categorias proposta por Jacque Aumont (1995), segundo as quais a imagem é submetida a três principais modos de funções distintas: o simbólico, o epistemológico e estético.
Qual é a principal diferença entre imagem e representação e imagem?
A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.
Qual formato de imagem geralmente é usado em fotos? Desenvolvido especificamente para o armazenamento de imagens fotográficas, o JPEG tornou-se o formato padrão em câmeras digitais populares e para exibição na web.
Como dito acima, as imagens vetorizadas são aquelas que são compostas por formas, tais como linhas, curvas, retângulos e círculos. Além disso, cada uma dessas formas são constituídas por sequências de operações primitivas que são desenhadas pelo cursor.
Os arquivos JPEG têm qualidade de imagem suficiente para a maioria dos sites na web. Se você tiver requisitos especiais de imagem e quiser fazer upload de imagens de alta qualidade ou imagens com um background transparente, PNG é o melhor formato.
Na composição aberta, os elementos da imagem não se limitam nas extremidades. Vão além, pois a característica é não ter moldura. Isso direciona o olhar para dentro da imagem e fica mais fácil saber o que acontece fora. Claro que em algumas situações até uma imagem 'emoldurada' pode fazer uso da composição aberta.
A extensão JPEG ou JPG (Joint Pictures Expert Group) é, sem dúvida, a mais popular. Criada em 1983, ela é gerada por nossas câmeras digitais e pode ser aberta em quase todos os programas para edição de imagens. Além disso, é o formato padrão para enviar fotografias para redes sociais.
Atualmente, o melhor formato de imagem para impressão é o TIFF, utilizado por muitas gráficas para imprimir em alta resolução. O PDF também é uma ótima escolha, pois preserva as informações da imagem e evita erros no processo de impressão.
JPEG é a abreviação de Joint Photographic Experts Group, uma organização internacional que padronizou o formato no fim dos anos 80 e no começo dos anos 90. Ele é formato padrão de imagens digitais desde quando os fotógrafos começaram a tirar e armazenar fotos em câmeras digitais e outros dispositivos de reprografia.
Os arquivos PNG (Portable Network Graphics) são compactáveis e, como os JPEGs, aceitam até 16 milhões de cores. Eles são usados principalmente para gráficos da Web, logotipos, tabelas e ilustrações, não fotografias de alta qualidade, já que ocupam mais espaço que arquivos JPEG.