Quais são os tipos de busca da verdade com qual deles você mais se identifica?
Página 107 Resposta Existem três maneiras de conhecermos ou buscarmos a verdade: o método científico (que faz experimentos), a reflexão filosófica (marcada pela dúvida) e a explicação religiosa (de cunho moral e existencial).
A busca da verdade é muito complexa e varia com a época e o tipo de pessoa que a busca. Os dois principais tipos de busca epla verdade são o religioso e o científico. O religioso é baseado na religião e em explicações sobrenaturais, na existência de uma entidade espiritual ou cósmica que criou o universo a princípio.
O compromisso da ciência é com a busca da verdade. A ciência busca a verdade como possibilidade de explicação das coisas, da realidade, da vida. Para compreender as coisas e para que elas façam sentido, o homem precisa ter acesso à verdade e cria caminhos para acessá-la.
A busca da verdade na filosofia permite a análise crítica das ideias e conceitos, levando ao desenvolvimento de teorias e argumentos fundamentados. Através dessa busca, é possível entender melhor os fundamentos da existência, dos valores, da ética, da lógica, da política, entre outros aspectos da vida humana.
A concepção de verdade foi objeto de estudo de diversos pensadores ao longo da história da filosofia, mas três particularmente exerceram forte influência: Leibniz, Kant e Husserl. Para Leibniz seria necessário distinguir dois tipos de verdade: de um lado as verdades de razão e de outro as verdades de fato.
O princípio da verdade real estabelece que o julgador sempre deve buscar estar mais próximo possível das verdades ocorridas no fato, devendo existir sempre um sentimento de busca pela verdade quando da aplicação da pena e da apuração dos fatos.
As teorias da verdade-como-correspondência estão baseadas na idéia de que “verdade é correspondência com a realidade”, ou seja, um portador-de-valor-de-verdade é verdadeiro quando as coisas no mundo são como os portadores-de-valor-de-verdade dizem que são.
De acordo com o professor Cristiano Novaes, para os filósofos René Descartes e Immanuel Kant, a verdade enquanto palavra pode ser definida. “A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse.
Resposta:A verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão.
Ed. Ática, São Paulo, 2000. Nossa idéia da verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica.
A busca da verdade sempre constituiu um dos problemas fundamentais da Filosofia; sem essa busca ela não existiria. Sua preocupação primeira tem sido, em todos os tempos, situar a vida humana sob o aspecto da verdade. A Filosofia designa Sócrates como o criador da filosofia ocidental.
Para complicar as coisas ainda mais, em alguns domínios, a verdade pode ser relativa ou subjetiva, mas as verdades visadas pela ciência são aquelas que refletem a maneira como o mundo natural realmente funciona — independentemente de pontos de vista particulares.
A verdade autêntica é “universalmente válida”, ou seja, vale para todo ser cognoscente. O que é verdadeiro para um não pode ser falso para outro. Nesse sentido a verdade é “absoluta”, isto é, aplica-se à diversidade dos sujeitos.
Tal concepção implica a atribuição de poderes inquisitoriais ao juiz, a fim de que este possa, munido de seu livre convencimento, descobrir a verdade real dos fatos e, assim, fazer justiça. Logo, a verdade real aparece como justificativa do livre convencimento do juiz.
O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito; a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente visível para a razão. Assim, a verdade é uma qualidade das próprias coisas e o verdadeiro está nas próprias coisas.
Saber que a verdade existe clareia a mente e nos tira da região da dúvida, do relativismo ou da indiferença. Interessante notar que aqueles que dizem que a verdade não existe ou depende do ponto de vista de cada um, aferram-se com unhas e dentes às suas “verdades”.
Qual a importância da filosofia para a busca da verdade?
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
A teoria da verdade como redundância, apresentada por Ramsey (1927), afirma que 'verdadeiro' é redundante, pois dizer que é verda- de que p é equivalente a dizer que p. É evidente que esta explicação tem algumas afinidades com a máxima de Aristóteles e, conseqüen- temente, com alguns aspectos da teoria de Tarski.