Existem dois tipos de chutes livres - diretos, onde o gol pode ser marcado diretamente, e indiretos, onde a bola deve tocar outro jogador antes de entrar no gol. Do gol (tiro de meta): Este é concedido quando a bola ultrapassa a linha de gol, após o último toque de um jogador da equipe atacante, sem resultar em gol.
1) Recuo: a perna do chute é recuada para trás e o joelho flexionado. 2) Balanço: rotação superior e inferior da perna devido a rotação e flexão do quadril. 3) Impacto e flexão do joelho.
Chute de voleio: Realizado com a bola no ar. Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato. Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe altura.
5 Maneiras de CHUTAR que Todo Jogador de Futebol Deveria Saber Fazer
Tem chute no judô?
O chute é uma parte fundamental em muitas artes marciais. Os exemplos são: wushu, karatê, kung-fu, kickboxing, muay thai, tangsudo ou taekwondo; ao passo que outras artes não usam qualquer chute, como judô ou boxe.
Para bater de chapa, mantenha seu pé de apoio a vinte centímetros à esquerda da bola caso você seja destro, como nesse exemplo. O pé de apoio é o pé que não bate na bola. Bata bem no meio da bola com o interior do pé de modo que ele fique perpendicular à direção para a qual você está mirando e paralelo ao chão.
O chute colocado é um movimento de precisão, ideal para o arremate ao gol “cara a cara” se o goleiro está parado, esperando a sua definição. Geralmente o chute é feito no canto do gol. Mais um lance de talento, que deve ser usado em movimento, quando o jogador é lançado contra o goleiro.
Lucena (2008) afirma que, além do chute, no jogode futsal existem outros recursos que podem ser usados com o objetivoda marcação dos gols, como o cabeceio, o calcanhar, a coxa, o peitoou qualquer outra parte do corpo, exceto as mãos.
O dono do chute mais potente da história é o brasileiro Ronny Heberson, ex-Corinthians e Fortaleza, com uma bomba de falta que atingiu incríveis 221 km/h em um jogo entre Sporting de Lisboa e Naval, em 2006 (veja mais abaixo).
No entanto, os chutes ao gol são os arremates certeiros, ou seja, gols e chutes defendidos pelo goleiro. Já as finalizações consideram também chutes para fora, na trave ou aqueles que foram bloqueados por outros jogadores.
O chute dado pelos jogadores é interpretado fisicamente (em termos de variação de quantidade de movimento) pela relação estabelecida entre a força que ele aplica com a bola e o tempo em que essa força (tempo de contato entre o pé do jogador e a bola) atua sobre a mesma; essa relação é denominada como impulso.
3 - Chute. Pode ser resumido como o ato de acertar a bola com o intuito de marcar um gol ou impedir a progressão de uma jogada do adversário. É um fundamento muito semelhante ao passe, mas com objetivos distintos.
No futebol, há dois tipos de tiros livres: o direto, que pode ser chutado diretamente para o gol, e o indireto, cuja bola deve ser passada para outro atleta, que deve tentar finalizar o lance.
Bata bem no meio da bola com a parte de dentro do pé. Faça uma trajetoria curvada com a perna que vai fazer o chute. Esse movimento cria a rotação da bola e cria o efeito do chute. Essa técnica tem de ser executada até o final, até que o pé do chute se apoie no chão em direção ao alvo depois de bater na bola.
Trivela é um tipo de passe/remate aplicado no futebol. É uma técnica de passe/remate pouco utilizada pela generalidade dos futebolistas, pois exige uma particularmente elevada capacidade técnica. Executado com a parte exterior do pé, é de difícil execução, mas também de grande espectacularidade e imprevisibilidade.
Você deve saber posicionar o pé de apoio próximo a bola, na lateral dela. Na hora de efetuar o movimento do chute, leve a perna pra trás. se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível, enquanto isso. flexione levemente a perna de apoio nos joelhos.
Ao ter o movimento de rotação sobre seu próprio eixo interrompido pelo ar, ela muda bruscamente de direção. Alguns jogadores têm um domínio tão grande dos chutes de efeito que não o utilizam apenas na cobrança de faltas, mas também para lançamentos de longa distância aos companheiros.
Se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível. Enquanto isso, flexione levemente a perna de apoio nos joelhos. Enquanto isso, seus tornozelos devem permanecer travados e firmes. Se eles se mexerem, o mínimo que for, você pode acabar perdendo a precisão do chute.
Durante o chute, grupos musculares fundamentais são ativados em diversas articulações, como na articulação do quadril, o músculo tensor da fáscia lata, o pectíneo, o reto femoral, o sartório, o adutor curto, o adutor longo e o adutor magno que são responsáveis pela semiflexão.
De origem coreana, taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. Há mais de dois mil anos, o rei Ching Heung, da 24ª dinastia Silla, formou uma tropa de elite com guerreiros especialistas em combates corporais.
Atletas de Capoeira, Muay Thai, Karate e Taekwondo foram convocados. Após os testes concluiu-se que o Bandal Tchagui, do Taekwondo, foi o chute mais forte e veloz. Veja o vídeo! :D.