Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si"), substantivo masculino, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.
A palavra conceito surgiu do termo em latim conceptus, que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, podendo ser expresso como uma ideia, noção ou concepção sobre algo que surgiu pelo pensamento de alguém. É a maneira como compreendemos e pensamos sobre algo.
Um conceito é um conhecimento mais geral aplicado a um objeto ou a uma situação particular: representa uma categoria de objetos, de eventos ou de situações e pode ser expresso por uma ou mais de uma palavra. Para alguns, essa representação é mental; para outros, ela é linguística e pública.
A formação de conceitos começa pela abstração, por meio dos signos ou palavra. A generalização é a transição do pensamento a um nível mais elevado de abstração, quando a palavra faz sentido. O pensamento se materializa na palavra com significado, por meio da linguagem.
Para a identificação de conceitos, é necessário que o processo de coleta de termos seja realizado de forma minuciosa. A análise de contextos é parte fundamental para que ocorra a síntese. Finaliza enfatizando que os cientistas se apropriam das palavras dando a elas um sentido específico.
Para que haja uma definição, faz-se extremamente necessário que o termo atenda a dois princípios básicos: ser universal na sua extensão e particular na sua compreensão; ou seja, deve se estender a todos os objetos e dizer somente deste objeto em si.
A função dos conceitos é a representação do real e quando houver necessidade de inferências, onde a abstração se faz presente, há que se ter ainda mais atenção, para que ser perceba o importante, já que a totalidade da realidade é impossível de apreender.
O significado é lingüístico; o conceito é terminológico. A definição terminológica busca definir o conceito, e não um significado, estabelecendo um jogo de conceito a conceito que determina as relações que os unem.
Ainda segundo o mesmo autor, um conceito é uma ideia, ou seja, a “representação mental de uma coisa concreta ou abstrata” ou “os objetos de pensamento enquanto pensados”.
O conceito básico é uma ideia fundamental ou um princípio fundamental subjacente a uma teoria, filosofia, prática ou campo de estudo. É a base sobre a qual outras ideias, conceitos e teorias são construídas.
1) Uma definição precisa fornecer a essência daquilo que está sendo definido. 2) Uma definição não deve ser circular. 3) Uma definição não deve ser negativa quando ela pode ser positiva. 4) Uma definição não deve ser expressa em linguagem figurativa ou obscura.
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.
Elaborar conceitos é ter a possibilidade de apreendê-los na consciência, interpretá-los, compreendê-los nas relações sociais concretas, ou seja, atribuir-lhes sentido.
a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; - os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).
Estudar e entender um conceito é primordial não apenas para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas também para a compreensão de tal domínio tornam-se um termômetro do momento em que a sociedade está passando.
O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.