Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico. Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente.
O engasgo é um episódio em que a passagem de ar ou alimentos é bloqueada na garganta, causando dificuldade respiratória. Podem ocorrer devido a alimentos mal mastigados, objetos estranhos ou problemas de deglutição. Os engasgos podem ser potencialmente perigosos.
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.
A obstrução em via respiratória é o bloqueio da laringe de uma pessoa por um corpo estranho, podendo ser também por vômito, sangue ou outros líquidos. No bebê: principalmente líquidos; Na criança: objetos sólidos (alimentos, pequenos objetos, peças de brinquedos, etc.).
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.
TIPOS DE ENGASGO - COMO IDENTIFICAR E AGIR EM CASO DE EMERGÊNCIA
Estou me engasgando com facilidade o que pode ser?
Beber líquidos muito rápido
Beber líquidos muito rápido e/ ou falar ou rir enquanto ingere algum líquido pode aumentar o risco de engasgamento, já que pode interferir no bom funcionamento da epiglote, que é uma estrutura que regula a entrada de alimentos e ar no esôfago e nas vias aéreas.
Mas, a principal diferença está no fato de que no episódio de GAG a criança demonstra apenas “ânsia”, pode tossir e expelir o alimento ou simplesmente mastigar novamente e engolir. Nunca há interrupção da passagem de ar no reflexo de GAG. Já o engasgo acontece quando algo fecha a garganta parcial ou completamente.
É importante salientar que o engasgo é uma situação que pode ser bastante perigosa, uma vez que nem sempre ele é capaz de garantir a desobstrução das vias respiratórias. Nessas situações, a pessoa pode ficar inconsciente e até mesmo morrer em consequência dessa obstrução da passagem de ar.
Olá, um engasgo causa parada na respiração, com queda nos níveis de oxigênio para órgãos importantes como o cérebro e coração. Quanto maior o tempo sem oxigênio, chamado hipóxia, maior as consequencias, que podem ser desde perda de funções cerebrais ou parada cardíaca e morte.
Chamamos de disfagias orofaríngeas quando o problema é na via aerodigestiva alta (garganta) e nesses casos o especialista é o médico otorrinolaringologista.
A sensação de "entalo" pode estar relacionada a doença do refluxo ou a algum distúrbio motor do esôfago. No entanto necessitamos de exames mais específicos para o refluxo como a Esofagomanometria com pHmetria, ou outros. Procure um Gastroenterologista.
Primeiro, é importante saber o que não deve ser feito: colocar a mão dentro da boca da pessoa que está engasgando. “Esse gesto pode acabar empurrando o objeto ou alimento ainda mais em direção ao pulmão”, alerta a otorrinolaringologista Eliézia Helena de Lima Alvarenga, da ABORL-CCF.
Em casos moderados, pode ser necessário dar pequenos golpes nas costas. Já no engasgo grave, com bloqueio total, o indivíduo não consegue exercer qualquer outra ação como respiração e fala, e eventualmente pode acabar inconsciente por causa da asfixia.
Quais são os sinais clássicos de uma pessoa com engasgo?
Geralmente alguns sinais dão indicativo que a criança esteja engasgada, tais como tosse, agitação, dificuldade de respirar, a cor roxa ao redor dos lábios e as mãos no pescoço, como se estivesse sufocada são sugestivos do bloqueio das vias aéreas.
Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.
Por que tem pessoas que engasgam com facilidade? O engasgo, ou disfagia, pode ter várias causas, neurológicas após um derrame cerebral (avc), tumores na região do pescoço e garganta e até mesmo uso de medicações. Engasgar com facilidade não é normal, é interessante passar por uma avaliação com fonoaudiólogo também.
Com a outra mão a segurar o punho pressiona-se o punho em direção ao diafragma – ou seja, para dentro e para cima. Este gesto comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe. No fundo, causa uma tosse artificial na pessoa que está a engasgar-se.
O engasgamento frequente com saliva é normalmente consequência da disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir, levando à dificuldade de deglutição e aumentando a chance de aspiração da saliva.
Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória. A epiglote se estende da laringe em direção à faringe.
Embora o engasgo seja tão perigoso quanto a disfagia – ambos podem levar à morte – o paciente disfágico necessita de acompanhamento por meses e até anos, dependendo da evolução do quadro clínico.