Um imóvel rural, como te contamos por aqui, é um imóvel situado em uma área que as atividades se destinam a agricultura, extrativismo, pecuária, entre outros. Não à toa, os principais tipos de imóveis rurais são chácaras, sítios, fazendas, estâncias, engenhos e roças.
São casas com uma simplicidade maior, muitas casas não possuem energia elétrica tendo assim, sua iluminação pelo candeeiro, também muitas famílias cultivam a agricultura.
Tipos de moradia - BNCC EF01GE06 - Vídeo educativo
O que é morar na área rural?
A zona rural é um recorte espacial no qual há baixa concentração populacional, e o espaço é marcado pela presença de trechos naturais, que não foram alterados pelo homem. A zona rural é marcada pela presença de fragmentos naturais e baixa concentração populacional.
As casas de campo são refúgios acolhedores que celebram a tranquilidade da natureza e proporcionam um escape da agitação urbana. A arquitetura e o design dessas casas são caracterizados por uma conexão profunda com o ambiente circundante e uma atmosfera acolhedora.
Existem nomes variados para diferentes tipos de propriedades rurais, conforme a localidade e os tipos de atividade produtiva ali realizados, como por exemplo quinta, sítio, chácara, roça, estância, herdade, granja, fazenda, engenho, rancho.
Propriedades rurais devem ser classificadas como pequenas, médias ou grandes, na desapropriação para reforma agrária, a partir do tamanho de sua área aproveitável, e não de toda a extensão do imóvel.
Para fins de proteção do direito contra a violação de propriedade, a moradia pode ser uma residencia convencional com quintal por exemplo, uma estrutura habitável, como casa de campo, chácaras, etc. Além disto, pode ser considerados uma habitação coletiva, como hotel, hostel e até o local de trabalho do cidadão.
A casa de alvenaria está entre os tipos de moradia mais comum no Brasil. Os materiais de construção costumam ser fáceis de encontrar e há disponibilidade de mão de obra.
Uma casa no campo é sinônimo de maior tranquilidade, seja pela menor densidade de pessoas, de carros e pelo maior contato com a natureza. Ela também proporciona contato mais intenso com pessoas queridas, podendo hospedá-las em curto período.
Segundo a legislação agrária, o imóvel rural é a área formada por uma ou mais matrículas de terras contínuas, do mesmo titular, seja ele proprietário ou posseiro e que pode estar localizado tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
De acordo com a legislação brasileira, mais especificamente o Código Civil Brasileiro (Lei n.º 10.406/2002), o imóvel rural é definido como a área de terra que não é utilizada para fins urbanos ou industriais. Sendo assim, a destinação da terra é o fator determinante para caracterizar imóveis rurais.
Por definição trazida pela própria Lei, Imóvel Rural é o prédio rústico de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destine ou possa se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agro-industrial.
Imóvel rural é a extensão contínua de terras com destinação (efetiva ou potencial) agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial, localizada em zona rural ou em perímetro urbano.
As construções rurais são realizadas para abrigar e proteger animais, vegetais e os trabalhadores que cuidam da produção. Vamos conhecer essas construções, suas aplicações, bem como projetá-las, orçá-las e construí-las.
Essa paisagem é composta por terras cultivadas, pastagens, florestas, rios, estradas rurais, edificações agrícolas e outros elementos que fazem parte do ambiente rural.
Que tipo de construções encontramos na zona rural?
O tipo de construções encontrados em áreas rurais são muito diferentes dependendo da área. Por exemplo, em uma área agrícola rural, haverá muitos celeiros e silos. Os edifícios são o tipo de estrutura mais comum encontrado em áreas urbanas. Eles são usados para funções comerciais, residenciais e públicas.
A casa de campo é, geralmente, muito afastada da cidade, pois esse tipo de imóvel tem o objetivo de ser um refúgio para a família que busca descanso absoluto. Então, ela acaba se tornando um recanto de paz e tranquilidade para que seja possível se desligar de tudo e renovar as energias.
A casa de campo geralmente é usada para fins de lazer, ou mesmo de moradia, enquanto sítios e as chácaras podem ser usados para fins agrícolas, recreação ou ambos, mas o que todos eles possuem uma coisa em comum são os revestimentos.