Logo, um objetivo possível de se atingir em um mês seria perder algo em torno de 2 kg a 6 kg. Esses valores devem ser planejados com orientação de um especialista, de acordo com as necessidades e realidade de cada pessoa, e em certos casos podem ser menores.
O recomendado é perder entre 0,5 -1 kg por semana, isto irá a depender do metabolismo da pessoa, do estado de saúde geral, dos hábitos alimentários e da frequência e intensidade da atividade física.
"O ideal seria mais ou menos perder de 4kg a 5kg por mês, para que possa ganhar massa muscular, diminuir essa gordura, depois manter isso por um tempo maior. Para que isso realmente seja duradouro e que tenha adesão a esse tratamento", diz com exclusividade para o Sport Life a nutricionista Cynthia Howlett.
Aqueles que são mais magros podem levar cerca de quatro semanas. E para aqueles que estão com um peso saudável ou abaixo do peso, os exercícios aeróbicos podem ajudar a manter o físico.
1º mês – O corpo inicia sua adaptação na atividade física. É comum o cansaço rápido, a sensação de que não vai conseguir, mas não desista! Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina.
QUANTOS DIAS DEMORA PARA MUDAR BASTANTE O FÍSICO? | Cariani Ironberg Podcast
O que acontece nos 3 primeiros meses de academia?
Força: três primeiros meses
Repare que depois de poucas semanas o aluno, em muitos casos, já é capaz de quase dobrar o peso utilizado no treinamento. Isso garantido pela ativação neural, ou seja, uma adaptação do Sistema Nervoso que provoca um ganho muito rápido de força em um período pequeno de tempo.
Durante esse período, nosso sistema circulatório, respiratório, cardíaco e outros, começam a trabalhar melhor. Sendo assim, o corpo diminui a retenção de líquidos, melhorando a digestão dos alimentos. Nesta fase, também pode surgir o inchaço da musculatura, que é chamado de edema muscular.
Embora a musculação tenha diversos exercícios para trabalhar cada grupo muscular, quando se trata de emagrecimento, não há nenhum específico para a perda de peso, principalmente quando nos referimos à gordura localizada.
Quantas vezes por semana ir na academia para emagrecer?
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino - pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço -, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
Entre as opções estão caminhada, Tai Chi, levantamento de pesos (musculação) e natação. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, destacou quatro categorias de exercícios que aceleraram a queima de gordura, auxiliando em uma perda de peso mais rápida.
A perda de peso saudável aconselhada é entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer de 2 a 4 kg por mês. Assim, uma pessoa que precisa perder 8 kg para alcançar o IMC adequado, leva cerca de 2 meses para emagrecer, por exemplo.
“A perda de peso saudável costuma girar em torno de 1,5 – 2 kg por mês. Então, com determinação para seguir as práticas da nutrição e treinar, é possível perder cinco quilos em três meses. Existem pessoas, porém, que cometem a maluquice de passar um dia sem comer e chegam a perder os cinco quilos em um mês.
Quando chega a academia, muita gente fica na dúvida entre o aparelho elíptico ou a esteira. Em se tratando de calorias, os dois aparelhos queimam quase a mesma quantidade. O elíptico sai em vantagem, pois a sensação de esforço físico é menor, assim como menor é a pressão nos quadris e na coluna.
Isso pode ser devido a uma série de condições médicas — que muitas pessoas nem sabem que têm. Uma das possibilidades é o hipotireoidismo. Essa é uma condição na qual a tireoide não produz hormônios suficientes que são vitais para regular o metabolismo do corpo — o processo que transforma alimentos em energia.
Em mais ou menos 15 dias de musculação regular é possível perceber diferenças, não grandes, mas o inchaço diminui e há uma tonificação, ou seja, a sensação de ter coxas, braços e bumbum mais duros começa a aparecer. Entretanto, para esses resultados iniciais aparecerem é necessário manter uma alimentação regrada.
Sim, é possível perder medidas e não perder peso quando você ganha massa muscular enquanto perde gordura, pois o músculo é mais denso e pesado do que a gordura. Por que sinto que emagreci mas não perco peso? Isso acontece porque você pode estar substituindo a gordura por músculo, que ocupa menos espaço no corpo.
Os melhores exercícios para emagrecer são exercícios aeróbicos, como a caminhada rápida, corrida, pular corda, natação ou bicicleta, pois aumentam a frequência cardíaca e queimam muitas calorias.
Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.
Embora a musculação não queime tantas calorias como um treino de cardio, ela cria massa magra, cuja exigência energética é maior para ser mantida. Ainda assim, para os médicos de Stanford, fazer cardio compensa especialmente nas primeiras fases em que há emagrecimento mais acentuado.
Ganhar músculos leva muitos meses e anos de treinamento com pesos e alimentação adequada. As taxas de ganho muscular variam de pessoa a pessoa, mesmo que vocês sigam o mesmo programa. No geral, com boa nutrição e treinamento consistente, você obtém cerca de 0,25 a 0,9 kg de crescimento muscular por mês.
Quanto tempo leva para definir o corpo feminino na academia?
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
No entanto, treinar três vezes por semana é uma das opções mais populares que existe. Já que, dessa maneira, é possível sim trabalhar o corpo inteiro e alcançar resultados sem dedicar muito tempo para a academia. Mas, para isso, é importante dividir corretamente o treino.
Em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.
Uma boa programação de treinamento começa a dar resultados visíveis geralmente, de 2 a 3 meses, mas isso depende de muitos fatores, como frequência, dedicação e alimentação.
Em 3 a 6 meses. Você vai se sentir mais forte em poucas semanas, já que a maioria dos ganhos iniciais de força é resultado do aprendizado das conexões neuromusculares de como produzir movimento.