— o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual; — o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores; — o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparelho motor.
Os objetivos educacionais descrevem o que os alunos devem saber ou fazer ao final de uma disciplina e que antes de ingressarem na mesma ainda não sabiam ou não eram capazes. Esses objetivos estão relacionados ao desempenho dos alunos e não devem ser abstratos ou específicos demais.
Objetivos educacionais podem ser definidos como os resultados que o edu- cador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.
Esses objetivos são estabelecidos pelos educadores e servem como guia para o planejamento e avaliação do ensino. Eles ajudam a direcionar o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo metas claras e mensuráveis para os alunos.
Categorias dos objetivos educacionais: Cognitivo, Afetivo e Psicomotor
São objetivos da educação?
Os objetivos da educação encontram-se descritos no artigo 205 da Constituição Federal, reproduzidos pelo artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente: o pleno desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Quais são os principais objetivos do planejamento educacional?
Um dos objetivos desse planejamento é tornar a área da educação mais racional e efetiva, a fim de prever e solucionar problemas ligados à instituição, minimizando os seus prejuízos.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
Quais são as três referências básicas para a formulação dos objetivos educacionais?
Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.
Os objetivos educacionais expressam, portanto, propósitos definidos explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir e que lhes permita se constituírem como cidadãos atuantes.
Mensurável – quantifica o que irá fazer. Atingível – ao final do projeto são passíveis de serem atingidos. Relevante – deve ser relevante para o alcance do objetivo geral.
O objetivo da prática pedagógica é aprimorar o aprendizado dos alunos por meio de instrumentos e técnicas que façam com que ambos se interessem pela matéria e fixem o conteúdo.
Como podemos definir o objetivo geral da educação?
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
- Promover a melhoria da qualidade de ensino; - Melhorar hábitos de estudo dos alunos; - Disciplinar o aluno em sala de aula para que tenha melhor postura e maior criatividade; - Incentivar o gosto pela leitura; - Integrar a família às atividades escolares.
Que objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação pública de qualidade?
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes ...
Como deve ser definidos os objetivos de uma ação educativa?
Um objetivo educativo adequadamente enunciado deve ser operacional. O que caracteriza um objetivo operacional é a precisão. Um objetivo bem redigido deve indicar claramente um comportamento esperado numa dada situação, de maneira que qualquer pessoa possa identificar se o comportamento pretendido foi ou não adquirido.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos, de forma que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização linguística e matemática e na capacitação essencial para a vida.
Neste cenário, a educação se apresenta em diferentes formatos e características sendo: a educação não formal, informal e formal para a prática educativa. Estas modalidades de ensino não são substitutivas, mas se complementam nas suas ações de tal forma que o ensino e a aprendizagem perpassem por elas.
Turra et al (1995) enumeram alguns objetivos do planejamento de ensino, entre eles: racionalizar as atividades educativas; assegurar um ensino efetivo e econômico; conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; verificar o ritmo do processo educativo.