Trocar de mãe ou pai-de-santo significa grave desobediência de caráter ritual, passível de punição. A troca é considerada como uma ousadia e quebra da tradição, ao romper e interferir na hierarquia da família de santo e no sentido da ancestralidade.
Bom, respondendo à pergunta inicial, qualquer pode sim, sair do terreiro que frequenta, se possível pela porta da frente, de cabeça erguida e com dignidade. Poucos casamentos acabam com respeito mútuo e de comum acordo, mas isso é possível entre pessoas esclarecidas e evoluídas.
Visitar outros Terreiros nos ajuda a manter os laços de amizade material e espiritual (pois, às vezes, nossos amigos e familiares não necessariamente irão trabalhar no mesmo Terreiro que a gente), agrega troca de energia, aprendemos outros rituais, formas diferentes de louvar o Orixá, etc.
Um bom Pai de Santo deve ter uma trajetória respeitável e comprovada. Verifique há quanto tempo ele pratica, onde foi iniciado e se possui reconhecimento dentro da comunidade espiritual. Visite o local que ele atende, participe de algumas sessões e observe.
É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.
Troca de Pai de Santo, mudanças de Axé e Nação, até onde é permitido?
O que acontece quando um pai de santo morre?
No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do axexê inicial.
São feitas obrigações quando os filhos-de-santo completam um, sete, quatorze e vinte e um anos de santo, sendo que, na obrigação de sete anos, o filho-de-santo é considerado “adulto”, isto é, um pai-de-santo em potencial.
Qual a diferença entre Pai de Santo e filho de santo?
A dirigente espiritual é chamada de mãe de santo ou pai de santo. Os religiosos se consideram irmãos por estarem na mesma casa, mas não há hierarquia entre eles. O filho de um filho de santo não é considerado neto de santo, por exemplo. Também não há iniciação para um determinado orixá.
Onde Montar Seu Altar: Evite locais de intimidade, como quartos e banheiros. Prefira espaços considerados sagrados e respeitáveis. Pode ser um quarto separado, lavanderia, cozinha, sala ou em cima de um armário.
Essa alteração é realizada por uma enormidade de motivos e os mais comuns são: a bem do trabalho espiritual; auxiliar o médium em novos caminhos; criar mudanças de postura; aprofundar o autoconhecimento; fortalecer ou estruturar em um momento de vida, podendo acontecer por todos esses motivos simultaneamente.
*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
Casar na umbanda é simples e assim como numa igreja, o terreiro (ou espaço na natureza) pode ser decorado de acordo com a vontade dos noivos, respeitando alguns princípios orientados pelo sacerdote da casa.
Um Pai de Santo confiável age com transparência e ética. Ele deve explicar claramente os rituais e práticas, sem prometer resultados milagrosos ou cobrar valores exorbitantes. A espiritualidade deve ser acessível a todos e baseada no respeito e na integridade. Observe como o Pai de Santo interage com seus fiéis.
Nascido no Rio de Janeiro e criado na cidade de Itaboraí, Rodrigo de Carvalho, de 39 anos, é o Pai de Santo mais procurado atualmente no Brasil. Neto de Mãe de Santo, Rodrigo foi criado por sua avó, que era analfabeta e sempre a ajudou, quando aos 7 anos começou a atender as pessoas que procuravam por sua avó.
Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo. Durante esses 3 meses, só roupas brancas, mas nenhuma cor, você não pode olhar no espelho.
O Ebó é sempre feito com cânticos e invocações ao Orixá. Confira um exemplo: Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn! (Sacudo-lhe a vida com ebó, para a morte ir embora!).
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.