A praça é um espaço urbano livre de edificação, que valoriza o meio ambiente natural, bem como possui objetos referenciais estéticos e simbólicos na paisagem da cidade, tem como funções socializar, integrar e proporcionar lazer a comunidade local e aos turistas.
O largo é um lugar aberto, lugar de passagem, do transeunte. Geralmente é calçado e não apresenta equipamentos diversificados, como as praças. É um espaço de aglomeração e de manifestações diversas, diferindo dos espaços de contemplação e de identidades específicas. Mas a nomeação largo é pouco usada hoje.
Resumo. Praças são espaços livres públicos muito comuns e frequentados nas cidades em geral. As praças podem ser utilizadas de diversas formas, tanto para realização de atividades culturais, manifestações artísticas e políticas, comércio, descanso, lazer e recreação, entre outros.
Não se tem com exatidão uma definição única de praça, vários autores divergem sobre o assunto, entretanto é incontestável caracteriza-la como um espaço público e urbano, local de celebração da convivência e do lazer dos habitantes urbanos, e por excelência um lugar de ricas trocas culturais.
· Parque urbano: É uma área verde, com função ecológica, estética e de lazer, no entanto com uma extensão maior que as praças e jardins públicos. · Praça:É um espaço livre público cuja principal função é o lazer. Pode não ser uma área verde, quando não tem vegetação e encontra-se impermeabilizada.
A ideia da palavra “praça” vem do inglês “place”, que significa lugar. Ela também é usada para definir o marketplace, ou seja: lugar de compras. Nesse sentido, podemos definir esse P como lugar de compras: canais de vendas e pontos de distribuição, sejam eles digitais, sejam físicos.
A praça como espaço público constitui, desde os seus primórdios, um referencial urbano marcado pela convivência humana. É, portanto, um importante equipamento histórico e cultural urbano que expressa o surgimento e o desenvolvimento de inúmeras cidades, especialmente, no Brasil.
Pela caracterização e sinalização de espaços, a praça contribui para a interação das atividades humanas e do meio ambiente. Quanto à função social destacam-se principalmente as atividades ligadas ao lazer predominando a presença de usuários de diferentes faixas etárias, principalmente de jovens e de crianças.
Os elementos urbanos, em uma praça, podem ser bancos e assentos, mesas, bebedouros, espelhos d'água, fontes, obras de arte, palco ou anfiteatro, telefones públicos, lixeiras para coleta seletiva, entre outros (MOURTHÉ, 1998).
A praça é um local de beleza, memória, constituindo a alma da cidade. Nela se encontram marcos referenciais, projetos paisagísticos que estimulam o convívio. Hoje em dia, além de se constituírem de um espaço não construído dentro da malha urbana elas carregam diversas funções e benefícios ao bem estar social.
As praças urbanas ajudam os moradores a criarem laços a partir dos espaços de convivência disponíveis para uso coletivo. Famílias levam crianças para brincar, pessoas vão se exercitar, casais saem para fazer piqueniques, jovens se reúnem para conversar, e por aí vai.
No Brasil, as primeiras praças brasileiras surgem no período colonial, relacionadas à Igreja Católica. Em geral foram construídas no entorno das igrejas, constituindo os primeiros espaços livres, públicos e urbanos.
Tanto na Polícia Militar quanto nas Forças Armadas há dois tipos de carreiras a serem seguidas: a de praça e a de oficial. Praças são os cargos mais baixos, oficiais são os mais altos (e que geralmente exigem curso superior).
§ 3º Graduação é o grau hierárquico da praça, conferido pela autoridade militar competente. § 4º Os Guardas-Marinha, os Aspirantes-a-Oficial e os alunos de órgãos específicos de formação de militares são denominados praças especiais.
Os parques e praças, nas últimas décadas, evoluíram para atender às necessidades em constante mudança das cidades modernas, oferecendo locais de lazer, convivência e cultura em um ambiente cada vez mais hostil para a contemplação e o bem-estar das pessoas nas áreas urbanas.
Existem vários tipos de parques, como: parque zoológico que se refere a exibições de várias espécies de animais; parque de diversões que possui brinquedos, jogos e atividades; parque aquático que estes relacionados a brinquedos com água; parques urbanos que estão relacionados com ecologia, estética e lazer; parques ...
· Parque urbano: É uma área verde, com função ecológica, estética e de lazer, no entanto com uma extensão maior que as praças e jardins públicos. · Praça:É um espaço livre público cuja principal função é o lazer. Pode não ser uma área verde, quando não tem vegetação e encontra-se impermeabilizada.
Soldados, cabos, sargentos e subtenentes representam a categoria dos praças; os aspirantes a oficial e cadetes são praças especiais em preparação para o oficialato; e os tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis compõem a categoria dos oficiais.
Não se pode, por exemplo, plantar ou cortar árvores sem a anuência do poder público. Também não é permitido comercializar nada em uma praça sem autorização. Ou fazer eventos grandes, para mais de 250 pessoas, sem avisar, já que isso pode gerar impactos no entorno que precisam ser avaliados.