Quais os tipos de vias na enfermagem?
As vias enterais são: oral, sublingual, e retal. Já as vias parenterais são: intradérmica, subcutânea, intramuscular, intravenosa ou endovenosa. E temos também as vias especiais que são: nasal, ocular, auricular, tópica, vaginal e inalatória.Quais as vias de acesso enfermagem?
- Vias sublingual e bucal. Alguns medicamentos são colocados sob a língua (tomados via sublingual) ou entre a gengiva e os dentes (via bucal) para que possam se dissolver e ser absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos que ficam sob a língua. ...
- Via retal. ...
- Via vaginal. ...
- Via otológica. ...
- Via nasal. ...
- Via transdérmica.
Quais são as 12 vias de administração?
Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
Quais são as vias de administração?
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).INTRAMUSCULAR REGIÃO DO GLÚTEO
Quais são as 5 vias de administração?
Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.Quais são as vias orais?
As formas farmacêuticas que podem ser ingeridas por via oral são as sólidas, representadas por comprimidos, cápsulas e pílulas, ou as líquidas, como as soluções e as suspensões medicamentosas. No primeiro caso, é fundamental que o paciente tenha condições de deglutir sem realizar grandes esforços.Qual é a via parenteral?
Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.Qual é a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações.Qual é a via tópica?
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.O que é uma via retal?
Via Retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada ou creme e/ou clister medicamentoso (é a introdução de pequena quantidade de líquidos via retal, até 150ml, sendo que acima desta quantidade é chamado de enteroclisma ou lavagem intestinal).Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.Quantas ml cada via suporta?
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.Quais são as 4 tipos de vias?
São as de trânsito rápido, arterial, local e coletora. Essas são dadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Você já vai descobrir o que cada uma significa.Quais são as 4 vias?
São elas as avenidas, ruas e caminhos para a circulação pública. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), elas são divididas em quatro partes: via coletora, via local, via rápida e via arterial.Quantos tipos de vias existem?
As vias são divididas em dois tipos principais: urbanas e rurais. No CTB, as vias urbanas são consideradas aquelas que apresentam edificações e imóveis ao longo da extensão. As vias urbanas são divididas em quatro tipos e as vias rurais, em dois.Onde é a via intradérmica?
Via intradérmica: a administração ocorre em pequena quantidade entre a pele e o tecido subcutâneo. É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 mL.Qual é a via endovenosa?
O que é? Administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea do paciente através de uma veia, possibilitando rápida absorção e ação imediata do fármaco.Qual é a via auricular?
Via auricular é uma via de administração caracterizada pela aplicação dentro do ouvido, na região condutiva.Para que serve a via intramuscular?
Via intramuscular (IM) é aquela que possibilita a injeção de um composto diretamente no tecido muscular. Para tanto, são utilizadas técnicas específicas, além de seringas e agulhas de diferentes calibres e comprimentos. Outros pontos a se considerar são: Volume de medicamento a ser injetado.O que é medicação via enteral?
Via enteral, em que o medicamento é recebido e absorvido no intestino, passa à corrente sanguínea e tem efeito sistêmico (em todo o organismo). Nessa via, o medicamento pode ser introduzido no organismo pela boca (oral) ou pelo ânus .Qual é a via de administração mais rápida?
Injeção IntramuscularEsta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).