Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo. O movimento feminista reconhece que, unindo e trabalhando esses três elementos, a mulher consegue construir uma base mental fortalecida para se impor e reivindicar seus direitos.
Prevenção, redução de danos e punição. Dos três pilares que devem dar sustentação ao enfrentamento à violência contra a mulher – prevenção, redução de danos e punição -, o que “melhor caminha no Brasil é a punição”, segundo Silvana Mariano. O que é fundamental, mas não é o suficiente.
FEMINISMO | um breve resumo da história do movimento
Quais são os pilares do feminino?
Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo. O movimento feminista reconhece que, unindo e trabalhando esses três elementos, a mulher consegue construir uma base mental fortalecida para se impor e reivindicar seus direitos.
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
Enquanto as características que definem a feminilidade não são universalmente idênticas, existem alguns padrões: bondade, empatia, sensibilidade, carinho, doçura, compaixão, tolerância, nutrição, deferência e carência são traços que tradicionalmente têm sido citados como femininos.
Nos países ocidentais, a história do feminismo é geralmente apresentada como uma história de "ondas". A chamada primeira onda durou de meados do século 19 a 1920. A segunda onda abrangeu a década de 1960 até o início da década de 1980. A terceira começou em meados da década de 1990 e durou até a década de 2010.
Existem quatro ondas que classificam os momentos da luta feminista: primeira, segunda, terceira e quarta, a onda atual; O feminismo não é único, existem diferentes vertentes dentro do movimento, como o feminismo negro, feminismo marxista e o feminismo radical.
Qual é o principal objetivo do movimento feminista?
O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.
Luta contra o sexismo (discriminação pelo sexo), a violência de gênero, a falta de representação política das mulheres, entre outras questões. O feminismo é um movimento plural, com diversas vertentes, que abordam diferentes aspectos da opressão e da desigualdade de gênero, por isso, defende uma ampla gama de pautas.
Quem criou o feminismo? Quadro de Willian Godwin, considerado o criador do feminismo, feito por James Northcote em 1802. Segundo a historiadora Ana Campagnolo, William Goodwin é o criador do feminismo. Ele defendia que tanto os homens quanto as mulheres não deveriam ser submetidos ao padrão moral da cultura ocidental.
Criar rituais diários ou semanais que honrem sua feminilidade e promovam seu bem-estar é uma prática que traz muitos benefícios para sua polaridade feminina: Reserve um tempo especial para si mesma, como momentos de meditação ou reflexão, onde possa se conectar com suas intuições mais profundas.
“O sagrado feminino em sua essência é a busca pelo resgate de referências religiosas e espirituais femininas. É quando a gente entende que não existe só um Deus homem, existe uma Deusa mulher também.
A energia feminina é receptiva, acolhe, nutre, impulsiona e estimula. Na mesma medida que todo homem possui uma energia feminina, toda mulher é igualmente dona de uma energia masculina – muitas vezes usada para resgatar seu poder pessoal, assumindo uma forte dose de energia yang.
A luta pela "libertação" da mulher, que constitui o núcleo da doutrina feminista contemporânea, está baseada na denúncia da existência de uma opressão característica, com raízes profundas, que atinge todas as mulheres, pertencentes a diversas culturas, classes sociais, sistemas econômicos e políticos.
De acordo com o Dicionário Routledge de Política, de forma simplificada, o movimento feminista busca direitos sociais e políticos para as mulheres equivalentes aos dos homens.
As feministas cristãs, que tiveram Kathleen Bliss como sua pioneira, argumentam que a luta por parte das mulheres na direção da igualdade é necessária para uma completa compreensão do cristianismo. Elas acreditam que Deus não discrimina com base em características biologicamente determinadas, como sexo.
Porém, acredito que um homem feminista é um cara que acredita e defende os direitos das mulheres, que admira e respeita mulheres, tem mulheres como referências. Que não tenta apagar as mulheres ou falar por elas, que compartilha a sua influência, que tem escuta para as mulheres.