De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
O processo de comunicação é muito mais do que simplesmente trocar palavras. Envolve a transmissão de informações, ideias, emoções e até mesmo valores. É um conjunto de elementos que se interligam para que a mensagem seja compreendida e interpretada corretamente pelo receptor.
Contexto: é o assunto do enunciado, indicando seu significado. Pelo contexto, os interlocutores terão maior clareza sobre a mensagem. Contato: é o canal através do qual se estabelece a comunicação. Código: é o sistema seguido pelos interlocutores para estabelecer a comunicação.
É como as informações são influenciadas pelo ambiente físico em que ocorrem. Por exemplo, se alguém diz "estou com frio", o contexto situacional pode ser que a pessoa está ao ar livre em um dia frio de inverno. É como as informações são influenciadas pelas pessoas envolvidas na comunicação.
Há seis elementos de comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código e contexto. Cada um é essencial para que o processo de comunicação esteja completo e adequado.
De modo geral, podemos dizer que os 7 principais tipos de comunicação são: comunicação verbal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação formal, comunicação informal, escuta ativa e comunicação digital.
A função final da comunicação é o de facilitar o processo de tomada de decisões. Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas.
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir - lugar e tempo, emissor e receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.
Contexto (context) é usado principalmente quando algum dado precisa ser acessado por muitos componentes em diferentes níveis. Use contexto moderadamente uma vez que isto pode dificultar a reutilização de componentes.
Estabelecer o contexto do processo de gestão de riscos, portanto, significa identificar e compreender as circunstâncias, internas e externas, que impactam na concepção e na estruturação do projeto.
A solução que resta é: no decorrer do texto criar linhas de ideias para tentar que o leitor leia as nossas palavras no contexto que desejamos que ele o faça. O recurso aos emojis, em comunicação informal pode ser muito útil.
Texto é linguagem funcional, quer dizer, linguagem que desempenha um papel em um contexto. Há o texto e há outro texto que o acompanha, o contexto, que vai além do que é dito e escrito, e inclui o não-verbal, o quadro total no qual o texto se desenvolve e onde deve ser interpretado.
Quer dizer, a contextualização é a apresentação do trabalho e do tema de uma forma mais geral. É importante que você faça uma apresentação inicial sobre o tema e sobre o trabalho para, em seguida, aumentar a complexidade com a fundamentação teórica, com os dados e com a análise dos dados.
Derivada do latim “comunicare”, a palavra comunicação significa “partilhar, participar de algo ou tornar comum”. Trata-se da espinha dorsal das relações humanas. Esse processo comunicativo ocorre a todo instante e é composto pelos elementos da comunicação, mensagem, emissor e receptor.
Quais são os componentes do processo de comunicação?
Fazem parte do processo de comunicação interpessoal os seguintes elementos: o responsável pelo envio da mensagem; o objetivo da comunicação; a quem se dirige a mensagem. Emissor; mensagem; receptor. Presidente; assessor; funcionário.