Apresente neste momento os três diferentes tipos de visões: de frente (vista frontal), do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical) com o uso de diferentes objetos e de um mesmo objetos sendo visto de maneira frontal, oblíqua e vertical.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.
A retina é a estrutura onde se formam as imagens daquilo estamos vendo. É a camada mais interna do olho, sendo um tecido nervoso que repassa as informações para o cérebro por meio do nervo óptico. A parte central da retina chama-se mácula e permite que a gente enxergue com precisão as cores e detalhes das imagens.
A percepção visual poderia ser definida como a capacidade para interpretar a informação que os nossos olhos recebem. O resultado dessa informação interpretada e recebida pelo cérebro é o que chamamos de percepção visual, visão ou vista.
É uma cavidade preenchida pelo humor vítreo, que tem aspecto gelatinoso, composto por proteínas e por água. A liquefação desse gel aquoso leva à condensação de alguns restos celulares, que ficam “nadando” nos olhos. São as moscas volantes.
É uma visão pouco rica em detalhes, fazendo com que os movimentos e objetos normalmente sejam vistos desfocados ou com pouca nitidez. Isso ocorre porque as células fotossensíveis mais complexas, que ajudam a captar a imagem e levá-la para o cérebro, estão mais concentradas na região central dos olhos.
A maior parte das pessoas já percebeu, em algum momento ou outro de suas vidas, as chamadas Moscas Volantes: são depósitos de vários formatos, tamanhos e cores que invadem o campo visual, especialmente quando estamos lendo um livro ou olhando para uma parede branca.
O que é visão? A visão, por outro lado, é a declaração de onde chegou a organização, vista do futuro. Costumo dizer que definir a visão é como tirar uma foto do futuro, detalhando como a empresa será vista pelo mercado depois de ter implantado as mudanças necessárias, isto é, executando o seu planejamento estratégico.
No caso da definição da visão, é importante estabelecer o sonho, do sonho passar para o plano e no plano estruturar o como chegaremos lá, em que condições e com quais passos. Pra ser bem sucedido nessa definição você precisa: Definir um horizonte de planejamento, normalmente de 3 ou 5 anos.
Enquanto isso, para definir a visão, você terá que testar sua imaginação, já que esse elemento é baseado no futuro. Basicamente, você deve imaginar sua empresa no futuro, especificamente os objetivos que deseja atingir e o posicionamento que você espera alcançar.
E existe a visão vertical, quando o espaço é visto do alto, como se o observador estivesse em linha reta. Os mapas sempre se encontram na visão vertical.
A visão periférica é a que está relacionada com a localização e o reconhecimento da informação visual que está ao à volta do objeto sobre o qual focamos a nossa atenção. Ou seja, permite-nos ver o que nos rodeia de forma geral, enquanto a visão central se encarrega dos detalhes mais pequenos.
Na leitura de um mapa, a visão vertical é como se a pessoa visualizasse o mapa de uma visão superior – de cima para baixo. Mapas, geralmente, ficam na visão vertical. Visão horizontal é a que temos quando visualizamos algo de frente. É também conhecida como visão frontal.
Os flashes luminosos acontecem quando alguma coisa além da luz do ambiente estimula a retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. O estímulo faz com que a retina envie um sinal para o cérebro.
A causa mais comum destes pontos luminosos é chamado de floaters (Manchas na visão que se parecem com pontos ou fios pretos ou cinzas que flutuam diante dos olhos) - também conhecido como Moscas Volantes. Neste caso, especificamente, não seria tão preocupante.
A esclera é um tecido fibroso externo que reveste o globo ocular. Também conhecida como “branco do olho”, é recoberta por uma membrana transparente chamada conjuntiva. É uma camada opaca e densa, que tem a função de proteger o olho.
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
A retina é responsável por uma parte importante da nossa visão. Ela é a camada de células que reveste a parede interna e posterior dos nossos olhos, identifica a luz e transmite informações ao cérebro; permitindo que enxerguemos.