Pode ser realizada de três formas, dependendo do nível em que a secreção se encontra, como também da via de acesso favorável para o procedimento, podendo ser orotraqueal (via boca), nasotraqueal (via nariz) ou endotraqueal (via cânula de traqueostomia).
Montar o aspirador preferencialmente em vácuo. Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas). Cada manobra de aspiração deve durar de 10 a 15 segundos. Deve-se deixar o paciente descansar por 20 a 30 segundos entre as aspirações.
De acordo com Balbino (2016), a sequência correta de aspiração é tubo ou traqueostomia, nariz e boca. Essa ordem se justifica pela utilização de uma mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.
DEFINIÇÃO: Aspiração orofaríngea e endotraqueal é a retirada de secreções através da cânula de traqueostomia, das regiões oral, faríngea e traqueal por meio de aplicação de um sistema de vácuo.
O aspirado traqueal (AT), cuja colheita é uma das atribuições do enfermeiro que cuida de paciente intubados, é um método de obtenção de secreção traqueal para cultura e diagnóstico microbiológico da PAV.
Aspiração de Secreção: SAIBA QUAL É A SEQUÊNCIA CORRETA!
Quais os tipos de aspirações?
Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal. Para a aspiração nasotraqueal deve-se introduzir uma sonda através da narina para atingir a laringe, provocando a tosse, ou ultrapassá-la e aspirar secreções traqueobrônquicas(22).
A finalidade da aspiração é reduzir o acúmulo de secreção acumulada em cânula de traqueostomia por meio de um sistema de vácuo, mantendo as vias aéreas permeáveis; reestabelecer as trocas gasosas melhorando a oxigenação arterial e pulmonar e prevenir infecções. devidamente treinados por enfermeiros ou fisioterapeutas.
Tanto a aspiração orotraqueal quanto a nasotraqueal causam desconforto para o paciente e só devem ser realizadas quanto absolutamente necessário, ou seja, quando o paciente está impossibilitado de tossir de forma produtiva, incapaz de eliminar as secreções que obstruem suas vias aéreas, podendo sofrer um colapso ...
No Acórdão nº 474, o COFFITO orienta que a aspiração traqueal é função do fisioterapeuta, quando este a considerar necessária, imediatamente após a realização de sua conduta fisioterapêutica.
A ordem de aspiração é: primeiro o tubo endotraqueal, segundo a cavidade nasal e terceiro a cavidade oral, quando se trata de utilizar a mesma sonda de aspiração. 5.9. A sonda de aspiração deve ser segurada com a mão dominante. 5.10.
O Cofen, por sua vez, publicou o Parecer n. 19/2014/COFEN/CTLN, no qual concluiu que o procedimento de aspiração endotraqueal, por ser de alta complexidade, deve ser realizado prioritariamente por enfermeiros e, excepcionalmente, por técnicos de enfermagem.
Dentre os cuidados prestados pelo enfermeiro(a) na Utin, pode-se destacar o procedimento de aspiração de secreção orotraqueal para RNs em uso de ventilação mecânica (VM), e de vias aéreas superiores (VAS), para neonatos em outros tipos de oxigenoterapia, como a pressão contínua nas vias aéreas (CPAP nasal) e a tenda de ...
Na aspiração de vias aéreas inferiores (orotraqueal e endotraqueal) e nasofaringe, em ambiente hospitalar, deve ser utilizada somente a luva estéril. Caso o paciente mantenha o uso do dispositivo de aspiração de sistema Page 5 fechado, a luva estéril não é necessária, no entanto, a luva de procedimento, sim.
Quais os materiais utilizados para aspirar o paciente?
Fonte de ar comprimido/ vácuo ou aspirador portátil; • Intermediário (látex ou silicone); • Frasco coletor para aspiração; • Válvulas de aspiração de ar comprimido ou vácuo; • Pacote gazes estéreis; • Luva estéril ou plástica de toque; • Sonda de aspiração de calibre adequado de acordo com características físicas e ...
O sistema fechado de aspiração endotraqueal consiste na realização do procedimento aspirativo sem a desconexão do ventilador artificial do paciente. O Trach Care é protegido por uma bainha plástica, o que traz uma maior segurança na assistência de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.
Quem deve aspirar o paciente enfermeiro ou fisioterapeuta?
A Resolução COFEN Nº 557/2017, aprova o procedimento de aspiração de vias aéreas no âmbito da equipe de enfermagem, cabendo privativamente ao ressaltamos que é privativo ao enfermeiro o procedimento de Aspiração de Vias Aéreas em pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de ...
É correto instilar soro fisiológico ao realizar a aspiração do Tot?
Mais uma vez: instilação de soro fisiológico na via aérea pode ser muito deletério e não é recomendado! Nesta metanálise a instilação de 5ml de SF reduziu a SpO2 5 minutos após a aspiração endotraqueal.
Quem deve esvaziar os frascos de aspiração dos pacientes?
Conforme a Resolução 557/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o enfermeiro tem autonomia para realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas.
Deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual (máscara, luvas estéreis e óculos); calcular a extensão da sonda de aspiração a ser introduzida de 8 a 10 cm, devendo estimular a tosse; aspirar sempre em primeiro lugar a traqueostomia e após aspirar as vias aéreas superiores (se necessário), repetir a aspiração ...
Segundo Grossi (8) e Potter e Perey (11), durante a aspiração traqueal, ocorre quedas abruptas da PaO2, o que leva ao comprometimento das funções celulares, desencadeando arritmias cardíacas, parada cardiorespiratória e a morte do paciente.
Quais são as complicações que podem ocorrer em uma aspiração?
Esse procedimento que pode resultar em várias complicações principalmente devido a técnicas realizadas de forma inadequada, incluindo parada cardíaca, hipoxemia, disritmias, hipotensão arterial e colapso pulmonar (Oliveira & Fidelis, 2021).
O uso do tubo orotraqueal (TOT) e/ou cânula de traqueostomia são os principais instrumentos que comportam essa manutenção, permitindo instalação de oxigênio, remoção de secreções e ventilação mecânica.
A decanulação nada mais é do que a retirada da cânula, a retirada do dispositivo plástico ou metálico que se encontrava no pescoço, para que o corpo possa fazer uma cicatrização tanto da parede da traqueia quanto da parede da pele, da gordura, musculatura da região anterior do pescoço, fazendo com que a anatomia volte ...
5º Os pacientes crônicos, em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva em ambiente hospitalar, de forma ambulatorial ou atendimento domiciliar, poderão ter suas vias aéreas aspirada pelo Técnico de Enfermagem, desde que devidamente avaliado e prescrito pelo Enfermeiro, como parte integrante do Processo de ...