É a partir da observação assistemática que se faz o planejamento e a definição do que será observado e como será a mensuração dos dados coletados (duração de tempo ou freqüência do fenômeno, por exemplo).
A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas.
Considerando-se que a observação é a utilização dos sentidos a fim de se obter determinada informação sobre algum aspecto da realidade, nela se presumem o rigor do método e a importância de regras e critérios que o estabeleçam.
Tipos de observação em psicologia | Prof. Dr. Diego Vinícius
Como funciona a técnica de observação?
A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.
Esse tipo de pesquisa permite que você aprenda e colete informações sobre as pessoas observando-as em seu ambiente natural. Por isso, ela ajuda os pesquisadores a descobrir como as pessoas agem em diferentes situações e quais fatores ambientais afetam suas ações.
A fase de observação é uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da sala de aula como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a ...
Sobre a observação sistemática, ela envolve um olhar ordenado para ações, registros, análises e interpretação dessas ações (Cozby, 2012; Danna & Matos, 2015; Gray, 2012). Ela busca por comportamentos específicos, em que tanto o ambiente como as hipóteses, são definidos previamente à realização da observação.
A observação naturalista é aquela que, sendo sistematizada, é realizada em meio natural por um observador distanciado em relação à realidade observada, descrevendo as circunstâncias das situações ou os comportamentos dos indivíduos.
Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.
Uma das formas mais eficazes de desenvolver essa habilidade é através do velho hábito de fazer anotações, seja por meio de descrições ou desenhos, do que está sendo observado. Essa habilidade nos ensina a tomar decisões sobre o que realmente é importante e o que é irrelevante.
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.
A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.
As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.
Já na observação participante, o observador assume uma posição totalmente ativa, envolvendo-se com o fenômeno analisado. Tal participação pode assumir duas formas distintas: a natural, demarcada pelo fato de ele já pertencer à mesma comunidade; ou artificial, quando ele passa a integrar o grupo em análise.
Qual a importância da observação no método científico?
Observação do método: nesta etapa, já com o problema de pesquisa, o pesquisador começa a fazer revisão de literatura sobre o assunto. Ou seja, ele começa a entender o universo do problema, quais foram os estudos já feitos sobre o tema e onde estão as fontes que ele precisa buscar para compreender melhor o problema.
Observação formal: Aplicação estruturada e sistemática de um conjunto de procedimentos para realizá-la ou coletar dados; Observação casual: Útil na tomada de decisões sobre a melhor situação para fazer uma observação e de desenvolver diferentes tipos de categorias necessárias a uma observação sistemática.
A observação participante refere-se, portanto, a uma estratégia de pesquisa na qual o observador e os observados encontram-se em uma relação de interação que ocorre no ambiente de trabalho dos observados.
Observação é analisar, enxergar e pesquisar de forma cautelosa. É importante ter em mente, que uma Avaliação Psicológica é como uma pesquisa sobre o indivíduo que esta sendo avaliado e, assim, é necessário utilizar várias ferramentas com o objetivo de levantar informações. A observação é uma destas ferramentas.