Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.
As sondas de alimentação mais comuns incluem sondas nasogástricas (sondas NG) e sondas de gastrostomia (sondas G). No entanto, há vários tipos de sondas de alimentação com base em como e onde elas são colocadas no sistema digestivo.
As sondas são específicas para cada tipo. Podem ser de plástico, látex, silicone, téflon, polietileno. A flexibilidade é variável (semi-rígida ou flexíveis). Podem ter um lúmen ou mais.
Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.
A sonda vesical ou Foley entra pela uretra e se prende na bexiga por um pequeno balão. Ela tem a função de eliminar a urina quando a pessoa não consegue urinar espontaneamente.
A sonda Foley, também conhecida por cateter foley, é o tipo de sonda de longa permanência, podendo ser utilizada durante meses. Já a sonda uretral, também conhecida como sonda vesical de alívio ou intermitente, é aquele tipo de sonda que só será utilizada por um curto período de tempo.
A gastrostomia (GTT) implica em mudança da imagem corporal, da identidade e da forma de se alimentar. Afinal, a partir da realização deste procedimento há mudanças na dieta e na via de administração, passando essa a ser por uma sonda inserida diretamente no estômago.
A escala French que define o calibre do cateter refere-se ao número de milímetros na circunferência interna na luz da sonda. A escala French que define o calibre do cateter é igual a 0,66 mm.
Por outro lado, o SVA vem da sigla de Suporte Avançado à Vida. Esse segundo é justamente o atendimento especializado, como falamos acima. Nesse caso, apenas um profissional de área da saúde pode realizar o atendimento.
Este tipo de cateter possui um balão em sua extremidade que fica dentro do corpo. É um sistema fechado cuja extremidade externa está ligada a uma bolsa coletora de urina, uma vez que toda a urina produzida pelos rins não mais se acumularão na bexiga.
Catéteres de plástico, látex ou cloreto polivinílico são para uso intermitente. Catéteres de látex com silicone, hidrogel ou um polímero revestido de liga de prata (para diminuir a colonização bacteriana) são para uso contínuo. Os catéteres de silicone são utilizados em pacientes com alergia ao látex.
A sonda nasoenteral (SNE) corresponde a uma sonda que é inserida pela narina e vai até o estômago ou intestino. Já a gastrostomia é um procedimento no qual coloca-se uma sonda através da parede abdominal para chegar até o estômago ou intestino.
A sonda Gástrica Levine é usada em adultos e crianças para obter uma mostra do conteúdo gástrico a fim de realizar estudos laboratoriais e para administrar medicamentos ou alimentação diretamente dentro do trato gastrintestinal.
Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.
Sonda composta por látex siliconizada vermelha, atóxica em forma de tubo flexível em peça única, estéril. As sondas de drenagem são indicadas para drenagem de urina de rotina (sondagem de alívio).
Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma abertura cirúrgica feita acima do osso púbico até a bexiga. Um tubo ou cateter urinário é introduzido na bexiga e mantido no lugar com um balão ou com suturas. Médicos e Enfermeiros.
O Uripen é um cateter ou sonda externa feita de borracha fina (látex atóxico), também conhecida como sonda de camisinha (extremidade afunilada e reforçada), sendo uma forma eficaz de coletar urina em homens, que apresentam incontinência urinária.
Cateterismo vesical de demora. O cateterismo vesical de demora é usado quando o cateter permanece por mais tempo para drenagem contínua e para isso é usado um cateter de Foley ou de Owen.
Consiste na inserção der uma sonda através das fossas nasais, geralmente até o jejuno com a finalidade de alimentar e hidratar, com indicação médica (prescrição).
Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).
Drenos de Sugador (ou Jackson-Pratt): Esses são drenos fechados que utilizam um reservatório de sucção para remover fluidos. Drenos de Hemovac: Também um sistema fechado, ideal para remover grandes volumes de fluido pós-operatório.
Os cateteres também podem ser usados para drenagem, sendo exemplos os cateteres de Drenagem Pleural e Peritoneal. Ainda, os Cateteres de Hemodiálise, utilizados para pacientes em tratamento de diálise na UTI, permitem a remoção do sangue do paciente, filtragem e retorno ao sistema circulatório.