No total, existem três tipos de vinho: os tranquilos, os espumantes e os fortificados. Quanto ao estilo podemos dividi-los em Rosés, Tintos, Brancos e espumantes.
Quais são os vinhos mais encorpados? Escala de corpo do vinho a partir das uvas. Algumas uvas tendem a gerar vinhos mais encorpados, como é o caso da Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat.
A intensidade do vinho é a quantidade de cor presente no vinho. Para identificar isso você pode inclinar a taça 45 graus e observar o quanto a cor se estende da base até à auréola.
Para que um vinho seja considerado intenso, é necessário que essas características sejam proeminentes e persistentes, o que depende do tipo de uva utilizada, do terroir (conjunto de características do solo, clima e ambiente) e os métodos de produção adotados.
Os sabores intensos e a grande quantidade de taninos tornam os vinhos de Cabernet Sauvignon parceiros perfeitos para carnes vermelhas grelhadas e molhos apimentados. Como ensinam os argentinos, o Malbec também casa perfeitamente com churrasco, sobretudo os rótulos mais encorpados.
- Grau de Álcool: Vinhos com menos de 12,5% de álcool são considerados leves, os que têm teor entre 12,5% e 13,5% são de corpo médio e, finalmente, qualquer vinho com mais de 13,5% de álcool é considerado encorpado.
Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. Extremamente frutado, a bebida apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”.
Qual a diferença do vinho carmenere e Cabernet Sauvignon?
Os vinhos chilenos Carménère são o símbolo do país, com taninos fortes, têm um gosto mais seco e marcante. Cabernet Sauvignon: é a cepa mais popular do mundo, de fácil adaptação e cultivo. Essa uva oferece sabores intensos e aromas marcantes de pimentão.
Diferente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool. Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação.
Os rótulos Malbec são conhecidos pela sua coloração intensa, em uma cor muito próxima à original, da uva in natura. Além da coloração, os vinhos possuem como características principais o aroma frutado marcante e o sabor intenso, que permanece na boca por mais tempo.
Quanto maior o teor de açúcar das uvas na colheita, maior o potencial alcoólico de um vinho. Assim, de um modo geral, o vinho tinto contém mais teor alcoólico do que o vinho branco. Isso significa que você pode beber mais vinho branco antes de ficar bêbado do que se bebesse vinho tinto!
Finalmente, o suave é um vinho de qualidade mais baixa, elaborado com uvas comuns de espécies americanas, como Concord, Herbermont, Niágara, Isabel e outras.
Jorge Lucki destaca que o Malbec traz sensação de mais volume e menos acidez, ou seja, é encorpado e fácil de tomar, por isso seu sucesso no mundo todo, principalmente nos EUA. Já o Tannat não tem esse prestígio todo internacionalmente porque tem mais acidez.
Merlot e Pinot Noir são duas uvas distintas com perfis de sabor diferentes. Merlot tende a ser mais suave e frutado, enquanto a Pinot Noir é conhecida por sua delicadeza e complexidade.
A uva Cabernet Sauvignon nasceu no berço da história do vinho: a França, mais especificamente na tradicional Bordeaux, principal região produtora de vinho do mundo. A casta recebeu este nome por ser cruzamento entre as uvas Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), ambas nascidas na região francesa.
A Tempranillo é uma uva com pouco açúcar, taninos marcantes e com acidez discreta. Por isso, transmite essas características para seus vinhos. Tradicionalmente, ela produz rótulos elegantes, aromáticos e robustos, com forte presença de frutos vermelhos e picância.
No geral, os tintos leves são produzidos a partir de castas como pinot noir, schiava, cinsault, gamay, bonarda, grenache, bobal, entre outras. No entanto, vinhos de corte leves podem conter frutos como cabernet sauvignon, merlot e syrah.
Se você quer ser marcante, Malbec Gold é a escolha certa! Uma fragrância masculina intensa e marcante que combina notas especiadas e cítricas com frescor. Ideal para quem quer aumentar o seu poder de atração.
Malbec costuma produzir vinhos que enchem a nossa boca, encorpados e com taninos bastante sedosos e agradáveis. Já o Cabernet Sauvignon tem potencial para vinhos de maior ataque em boca, com taninos mais rebeldes, que muitas vezes precisam ser amaciados pelo tempo.
Qual perfume Malbec é adocicado? O Magnetic é um dos mais adocicados da linha, já que dispõe de notas de topo como uva, maçã, pimenta rosa, cardamomo, cipreste e ainda aromas cítricos. Essa união faz o seu aroma ser bem adocicado e até mesmo considerado enjoativo para algumas pessoas.