Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os β2-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o fenoterol, com efeito de até 12 horas.
Os broncodilatadores, como salbutamol, formoterol ou brometo de ipratrópio, ajudam a abrir os brônquios e facilitar a respiração e podem ser indicados pelo médico para os casos de bronquite crônica, como tratamento contínuo ou durante as crises de bronquite.
Diferenças entre asma e bronquite | Dicas de Saúde
Qual o broncodilatador mais potente?
Os β2-agonistas são potentes broncodilatadores e podem ser administrados pelas vias inalatória, oral ou intravenosa, sendo a primeira a preferida. Por essa via, os efeitos desejados são mais rápidos e o risco de reações indesejáveis é menor.
Os mucolíticos, como bromexina, acetilcisteína e ambroxol, são exemplos de medicamentos que ajudam a aliviar a tosse mucosa. Os medicamentos agem na redução da densidade do muco, eliminando-o com mais facilidade.
O xarope de dextrometorfano, associado à guaifenesina, é um expectorante e antitussígeno que ajuda a eliminar o catarro e aliviar a tosse. Esse xarope é encontrado com o nome Vick 44E podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos.
O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.
Os broncodilatadores de longa duração são frequentemente usados neste grupo de pacientes, mas um broncodilatador de curta duração deve ser sempre disponível para alívio imediato. Muitos pacientes preferem o salbutamol em comparação ao ipratrópio devido ao seu mais rápido inicio de ação.
Esse remédio normalmente é indicado para o controle ou prevenção de crises de broncoespasmo, nos casos de asma ou DPOC, podendo também estar associado a corticoides inalatórios, como o formoterol + budesonida.
MUCOSOLVAN é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.
O melhor remédio caseiro é beber muita água. Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente.
Então, a preferencia do Acetilcisteína é para casos mais graves e cronicos, como por exemplo: pneumonia, bronquite, fibrose cística O Ambroxol é um medicamento considerado secretolítico e diminui a viscosidade, irá quebrar as secrecões que estão no trato respiratório deixando estas secrecões menos viscosas, no caso, ...
O Cloridrato Ambroxol Xarope 3mg/Ml Genérico com 120ml é indicado no tratamento de afecções broncopulmonares agudas e crônicas decorrentes de secreção de mucosa anormal e de transtornos do transporte mucoso.
Qual o nome do xarope expectorante e antialérgico?
Expec é um medicamento antitussígeno e expectorante, resultante da associação da oxomemazina, antihistamínico de síntese, dotado de propriedades antitussígenas e sedativas; guaifenesina, antisséptico das vias respiratórias e expectorante; benzoato de sódio, fluidificante das secreções brônquicas e expectorante.
Kóide D® (maleato de dexclorfeniramina + betametasona) é indicado no tratamento adjuvante de doenças alérgicas do aparelho respiratório, como: asma brônquica grave e rinite alérgica; nas doenças alérgicas da pele, como: dermatite atópica (eczema), dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro, e nas ...
Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!
Ficar em repouso e consumir muito líquido costumam ser indicados aos pacientes assolados por esta condição. Não existe fórmula para como curar a bronquite crônica, mas evitar substâncias que podem desencadear uma crise de bronquite, como a fumaça de cigarro, é uma das principais opções.
Os broncodilatadores são medicamentos que atuam nos brônquios, ajudando no relaxamento e, consequentemente, auxiliando o aumento do calibre das vias respiratórias. Com isso, o broncodilatador atua diminuindo a sensação de peso no peito e melhora a qualidade da respiração.