Pessoas xenogênero são aquelas cujas identidades de gênero são definidas por ou podem ser comparadas com animais, plantas, sentimentos, sensações, estéticas, objetos, fenômenos da natureza ou outres coisas, fenômenos e/ou arquétipos que não são diretamente relacionades ao binário de gênero, aos seus derivados, às suas ...
Pessoas que usam xenogêneros são melhor descritas por meio de seu relacionamento com outros seres ou conceitos, coisas que geralmente não têm a ver com gênero. Pessoas xenogênero podem ter gênero relacionado a plantas, alienígenas ou animais não-humanos, por exemplo, embora não necessariamente ligado a ser otherkin.
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Pessoas não binárias podem classificar a sua identidade de gênero de várias maneiras, entre as quais: Agênero (ausência total de gênero) Neutrois (identidade de gênero neutra) Bigênero (identidade de gênero dupla ou ambígua)
Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.
Cisgênero. O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
Kink: significa fetiche, ou seja, simplesmente pessoas com fetiches. “kink”: palavra em inglês para excitação sexual ou fetiche. Kinetigênero: Alguém cujo gênero que sempre está mudando. Lésbicas: São mulheres (cisgêneras e/ou transgêneras) que sentem atração sexual, física e afetiva por outras mulheres.
“Two-Spirits” (traduzido literalmente «dois-espíritos» ou «espíritos-duplos») é um termo criado para se referir a uma pessoa que se identifica como tendo tanto um espírito masculino como feminino, sendo usada por alguns povos indígenas da América do Norte para descrever a sua identidade sexual, de género e/ou ...
Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).
Andrógino. Pessoa que possui tanto em suas características físicas quanto de expressão, características que englobam tanto o que é considerado masculino como feminino. Isto é, seja em aspectos da aparência ou nas vestimentas e estilo, a pessoa possui características dos dois gêneros.
Boyceta é uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional. Termo surgiu no cenário de rap paulistano.
Gênero-fofo possui duas definições: Alguém cujo gênero é baseado em fofura; Alguém cujo gênero é caracterizado por algo fofo (ou, ao menos, fofo para a pessoa com este gênero).
Xenopronomes são pronomes pessoais que transcendem a linguagem humana de gênero. Um xenopronome é considerado um tipo hipotético de neopronome que não pode ser entendido por humanes. Exemplos teóricos de xenopronomes incluem: Pronomes que envolvem conceitos para os quais os seres humanos não têm palavras.
Níxique, nixgênero ou nixic é um termo que abrange identidades que são compostas tanto por uma ausência de gênero quanto por uma conexão com algum gênero.
Sigla com 11 caracteres é usada para incluir o termo Dois Espíritos, uma forma como algumas populações indígenas da América do Norte se referem a pessoas LGBTQIA+.
Existem diversos tipos de identidade de gênero, como cisgênero, transgênero, não-binário, gênero neutro, bigênero, entre outros. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica internamente em termos de masculinidade, feminilidade, uma combinação de ambos ou algo completamente diferente.
Curiosos: pessoas que têm uma sexualidade definida, mas demonstram interesse em experimentar. Em geral, é usada para alguém que se considera heterossexual, mas mostra interesse em experimentar atividade sexual com alguém do mesmo sexo.
Gênero-estrela: Um gênero não-binário que nunca poderá ser definido adequadamente por termos e definições precisas. Ou, um gênero de uma estrela, ou outro tipo de gênero relacionado a outros mundos/a alienígenas, um gênero além da compreensão.
2 - two-spirit - ao pé da letra, dois espíritos. Termo derivado de tribos indígenas norte-americanas nas quais alguns indivíduos se vestiam e desempenhavam papéis sociais dos dois gêneros. K - kink - fetichista ou pessoa que pratica sexo de maneira não convencional.
Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.
Ainda há estigma sobre o que é uma pessoa não-binária, diz analista de diversidade. O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.