Podemos definir as despesas operacionais como investimentos necessários para que a organização se mantenha em funcionamento. Isso significa que podemos incluir a essa categoria gastos como folha de pagamento, aluguel, materiais de escritório, marketing, seguro e impostos.
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Existem aquelas que estão ligadas à administração direta, aos custos comerciais e ainda outras questões. Confira abaixo: pagamento de salários dos colaboradores; comissão de vendedores.
O que são despesas operacionais e quais seus principais grupos?
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc. Assim, podemos entender essas despesas operacionais como os custos para manter o negócio em funcionamento.
Assim, pode-se dividir em fixas e variáveis, e, ainda, em operacionais, não operacionais e pré-operacionais. Como exemplos, é possível citar os dispêndios com aluguel, comissões, impostos, internet, marketing, telefone, salários e encargos.
Para calcular as despesas operacionais é só fazer uma conta simples que vamos ensinar neste artigo. É só seguir estes passos: Fazer a média das despesas dos últimos 3 meses. Para isso, basta somar os gastos do período e dividir por 3.
Já as despesas administrativas não tem ligação direta com a venda do produto, mas entram como despesas operacionais. Aqui devem ser consideradas: salários de pessoal de financeiro, administrativo, RH, etc. Nas despesas operacionais entra ainda o pró-labore.
Custos operacionais são os gastos formados pelas despesas diários necessários para manter o funcionamento de uma empresa. Trata-se do valor mínimo que o negócio precisa faturar para executar todas as atividades de rotina do negócio.
A receita operacional pode ser encontrada por meio da soma de todas as mercadorias vendidas, descontadas as despesas operacionais. Nessas despesas, não são considerados impostos, investimentos, pagamento de juros, entre outros. O resultado desse cálculo é conhecido como lucro antes do impostos.
Quais são as despesas de uma empresa? As principais despesas que todo tipo de negócio possui são: Despesas com pessoal: Incluem os salários e encargos sociais dos funcionários, como INSS, FGTS, férias e décimo terceiro salário.
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.
Podem ser consideradas despesas fixas contas como aluguel, telefone e segurança. Algumas delas podem variar seu valor, mas sempre terão que ser pagas e devem estar no seu orçamento. Levando sempre em conta que mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.
São compras, custos de vendas, funcionários, logística, impostos e diversas outras. Muitas vezes, no entanto, há dúvidas sobre o que são despesas operacionais e despesas administrativas.
Como o próprio nome sugere, a receita operacional líquida representa o montante que é obtido ao realizar as deduções da receita bruta. Desse modo, o cálculo deve considerar a incidência de impostos sobre vendas, os custos envolvidos com produção e venda dos produtos e serviços, entre outros elementos operacionais.
O que é despesas operacionais no balanço patrimonial?
Também conhecida como gastos fixos, as despesas operacionais incluem tudo, desde valores com matérias-primas, salários até custos com aluguel, seguros, energia e Internet.
A despesa é mais ou menos o “sacrifício” que a empresa tem de fazer para se manter funcionando, como pagamento do pró-labore, impostos, o aluguel da sala, material de escritório ou salários do pessoal administrativo.
A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.
Os gastos são todas as saídas de dinheiro da empresa. Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais. Vamos ver mais detalhadamente cada um deles a seguir.
Quais são as despesas não operacionais de uma empresa?
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
O que são as despesas administrativas? Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. São exemplos gasto com conta telefônica, recepção, limpeza e departamento jurídico. Podem-se separar as despesas de uma empresa em operacionais e administrativas.