Existem 4 tipos de leads, que são classificados conforme o estágio e o seu grau de maturidade. Eles são: Information Qualified Lead (IQL), Marketing Qualified Lead (MQL), Sales Qualified Lead (SQL) e lead cliente.
Spears, Nets e Seeds são os tipos de leads que, muitas vezes, passam despercebidos pelo time de vendas. Assim, descobrir o que cada categoria representa é fundamental para melhorar o desempenho das negociações para aumentar os resultados gerais.
Leads são oportunidades de negócio que forneceram suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Como um Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais, inclusive sobre o produto/serviço, em um momento adequado.
Conheça sua empresa e seus clientes. O primeiro passo para qualificar bem os leads é conhecer a sua empresa, a sua solução, o seu mercado e, principalmente, o seu cliente. ...
No marketing digital, algo que você precisa conhecer bem é o seu lead. Mas, afinal, o que é lead? O termo “lead” define potenciais consumidores, sejam eles de produtos ou serviços, de um determinado negócio. Eles costumam demonstrar interesse sobre eles, representando uma oportunidade de venda.
Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).
O pipeline representa as etapas do processo de vendas pelas quais um cliente passa até fechar negócio. É, portanto, focado nos processos internos da empresa. O funil, por sua vez, inclui toda a jornada de compra do cliente, desde quando tem o primeiro contato com a empresa até a compra.
O lead que tem um interesse inicial no seu negócio, entretanto, sua equipe de vendas ainda não sabe se ele tem perfil de comprador ou real interesse e capacidade para realizar o investimento. Já o prospect é um cliente em potencial que entende o valor da sua solução e atende aos critérios de prospecção da sua empresa.
Nesse sentido, a ferramenta mais utilizada no processo de gerenciamento de leads é o CRM (Customer Relationship Manegement), uma plataforma que permite acompanhar toda a jornada de um lead e automatiza diversos processos de marketing e vendas.
Lead pode ser definido como um potencial cliente ou uma oportunidade de negócio; Um visitante se torna um lead quando disponibiliza suas informações de contato para a sua empresa; O CRM PipeRun é a melhor plataforma para fazer uma boa gestão de leads.
A principal diferença entre lead e cliente é o status dele dentro do funil de vendas. Em ambos os casos a empresa tem acesso ao email, por exemplo. No entanto, o lead não efetuou nenhum tipo de compra. Ou seja, o status de “lead” vem antes do cliente.
Você provavelmente gasta algum dinheiro gerando leads para o seu produto ou serviço. E dependendo de sua taxa de conversão de venda, você pode ter que gerar de 2 a 10 leads para conseguir uma nova venda.
Portanto, são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead é, assim, um potencial cliente.
Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).
Um lead passa a ser chamado de prospect quando está alinhado à persona do seu negócio, conforme a etapa da jornada de compra ou o nível de engajamento com a sua empresa.
Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.
Geração de leads é a conversão das pessoas que conheceram a sua marca em potenciais clientes para o negócio. Também é chamado de lead generation. No Inbound Marketing, não basta publicar seus conteúdos e atrair visitantes para o site — eles precisam se transformar em oportunidades para a empresa.
O trabalho a ser realizado no pipeline é educar os leads ao longo da jornada de compra para que eles estejam prontos para gerar um forecast mais preciso. O forecast, por sua vez, é a previsão de vendas da empresa, baseada na qualidade das oportunidades que estão transitando pelo pipeline.
Qual a diferença entre funil de vendas é pipeline?
O pipeline representa as etapas do processo de vendas pelas quais um cliente passa até fechar negócio. É, portanto, focado nos processos internos da empresa. O funil, por sua vez, inclui toda a jornada de compra do cliente, desde quando tem o primeiro contato com a empresa até a compra.
Graficamente, recomenda-se que o lead tenha no máximo 4 a 5 linhas de 70 toques. Nada impede, porém, que ocupe uma ou duas linhas, apenas, em casos excepcionais ou quando se tratar de informações de impacto.
Os leads nada mais são do que contatos de possíveis consumidores que informaram seus dados pessoais ou profissionais (como nome, e-mail ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida por sua empresa.
A planilha para acompanhar da prospecção de clientes é o centro das informações necessárias para coordenar suas estratégias comerciais. Após ter coletado e abastecido a planilha com leads, ela será o mapa que guia suas ações, mantendo suas metas e as dos seus vendedores sempre sob seu alcance.