Quais são os descontos comuns da folha de pagamento?
- INSS. O desconto do INSS é um dos mais conhecidos entre as empresas e trabalhadores. ...
- Imposto de Renda. ...
- Vale-transporte. ...
- Pensão alimentícia. ...
- FGTS. ...
- Vale-alimentação. ...
- INSS patronal. ...
- Plano de saúde.
Quais os valores descontados na folha de pagamento?
Desconto em folha de pagamento: conheça os 7 principais
- INSS. ...
- FGTS. ...
- Imposto de Renda. ...
- Adiantamento Salarial. ...
- Vale-transporte. ...
- Vale-refeição. ...
- Atrasos e Faltas.
Qual o valor que posso descontar do funcionário?
Ou seja, o limite máximo para todos os descontos em folha de pagamento é estabelecido em 70%. Isso implica que, independentemente da variedade de descontos, o empregado deve receber, no mínimo, 30% de seus rendimentos em forma de pagamento líquido.Quais são os encargos descontados do salário?
CLT - 8 descontos no salário do trabalhador permitidos por lei
- INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. ...
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ...
- Faltas não justificadas. ...
- Antecipação de salário. ...
- Vale Transporte. ...
- VA e VR – Vale-Alimentação e Vale-Refeição. ...
- Aviso-prévio. ...
- Pensão Alimentícia.
O que não pode ser descontado em folha de pagamento?
Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.Até quanto do salário do trabalhador pode ser descontado?
O que pode descontar do salário?
Quais são os descontos comuns da folha de pagamento?
- INSS. O desconto do INSS é um dos mais conhecidos entre as empresas e trabalhadores. ...
- Imposto de Renda. ...
- Vale-transporte. ...
- Pensão alimentícia. ...
- FGTS. ...
- Vale-alimentação. ...
- INSS patronal. ...
- Plano de saúde.
Qual o valor máximo que pode descontar em folha de pagamento?
O limite máximo para todos os descontos em folha de pagamento é de 70%, ou seja, o empregado deve receber pelo menos 30% dos rendimentos em dinheiro.O que pode ser descontado do salário do empregado?
Pode ser descontada todas as formas de remuneração. Também de acordo com a CLT, quando o colaborador perde um dia de trabalho sem justificativas, como o atestado médico, é permitido o desconto na folha de pagamento.Pode ser descontado vale alimentação do salário?
De acordo com a lei que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) no país, a participação do funcionário – ou seja, o desconto salarial – no caso do vale alimentação e do vale refeição é limitada a 20% do valor do benefício concedido pela empresa.Pode descontar mais de 30% do salário?
Os descontos, todavia, não podem ultrapassar 30% (trinta por cento) da remuneração líquida percebida pelo devedor, após deduzidos os descontos obrigatórios (Previdência e Imposto de Renda).Qual o valor máximo que se pode debitar de um salário?
A remuneração de uma pessoa só pode ser comprometida em até 30% de sua remuneração e eu expliquei sobre isso nesse artigo. Mas você sabe quais são as dívidas que podem ser reduzidas para esse limite?Quanto de vale-transporte é descontado do salário?
A concessão do Vale-Transporte autoriza o empregador a descontar, mensalmente, do beneficiário que exercer o respectivo direito, o valor da parcela equivalente a 6% (seis por cento) do seu salário básico ou vencimento.Pode descontar FGTS do trabalhador?
O FGTS funciona de uma forma um pouco diferente. Segundo explicações da Caixa Econômica Federal, este valor não é descontado do pagamento do trabalhador, pois é uma obrigação do empregador.Quais são os encargos trabalhistas descontados na folha?
Quais são os principais encargos trabalhistas?
- férias;
- 13° salário;
- auxílio-transporte;
- licenças remuneradas;
- adicional noturno;
- adicional de insalubridade;
- adicional de periculosidade.
Qual o valor que é descontado do INSS?
Por exemplo, para um salário de até R$ 1.412,00, a alíquota é de 7,5%, enquanto para salários acima de R$ 4.000,03, a alíquota atinge 14%. O cálculo do desconto do INSS é realizado multiplicando o salário bruto pela alíquota correspondente e, em alguns casos, subtraindo uma parcela a deduzir.Pode descontar vale-alimentação e vale-transporte com atestado médico?
De acordo com a legislação trabalhista, o empregador pode descontar o vale-refeição nos dias em que o empregado não comparecer ao trabalho, mesmo que este apresente atestado médico. Isso porque o benefício tem por finalidade custear as despesas com alimentação durante o horário de trabalho, e não fora dele.O que a lei trabalhista fala sobre vale-alimentação?
Lei n° 14.422 e o vale alimentaçãoAs importâncias pagas pelo empregador como auxílio-alimentação devem ser usadas para pagar refeições em restaurantes ou estabelecimentos similares, ou para adquirir alimentos em estabelecimentos comerciais.
É obrigado a pagar vale-transporte?
Sim. O vale-transporte é um benefício obrigatório instituído pela lei 7.418/85. Todo e qualquer empregado tem direito de receber o vale-transporte. O empregador pode descontar 6% do salário do empregado e o valor restante é pago pelo empregador.Quais os valores descontados do salário?
Entre os descontos que mais impactam o salário estão os do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Além desses, também podem existir outras deduções relacionadas à: Previdência privada. Assistência médica.O que pode ser descontado em folha de pagamento?
Os descontos em folha de pagamento são valores abatidos do salário dos trabalhadores regulamentado pela CLT (consolidação das Leis Trabalhistas), legislação previdenciária e federal, onde temos os descontos legais, INSS (contribuição para previdência social) e Imposto de Renda retido na fonte pagadora.Pode haver algum desconto no vale?
Por causa disso, muitos acham que estão sendo cobrados duas vezes ou no dia errado, o que tem provocado muitas perguntas dos trabalhadores da categoria. Não se preocupe: o desconto que aparece no seu vale como IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), está correto, de acordo com a lei.O que não pode ser descontado do salário?
A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.Quanto é descontado de VR e VT?
Valor máximo de desconto de vale-refeição ou alimentaçãoO valor máximo possível a ser descontado a título de vale-refeição ou alimentação é de 20% do total do benefício concedido, não havendo previsão de percentual mínimo. Esse percentual também deve ser descontado do salário-base.