Os valores de uma empresa são, em essência, suas crenças, filosofia e princípios que orientam negócios e atividades. São a motivação, o direcionamento, o posicionamento, o agir com foco nos objetivos e com ética.
Os valores da empresa são as crenças, aquilo em que as pessoas que fazem a empresa, como sócios, proprietários e colaboradores, acreditam e defendem como princípios que direcionam as ações do negócio, seu relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes e a sociedade.
Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos. É importante que todos sigam à risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos.
COMO VOCÊ SE IDENTIFICA COM A EMPRESA? | Missão, Visão e Valores | Pergunta de Entrevista de Emprego
É um exemplo de visão?
Exemplos de Visão:
Disney – Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças. Coca-Cola – Matar a sede do mundo. Petrobrás Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.
O que é Missão, Visão e Valores? Missão, Visão e Valores são as partes de uma das mais importantes ferramentas de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio. É a partir da MVV que as empresas alinham seu propósito e promovem a reflexão sobre o presente e futuro do empreendimento.
Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.
O que são os valores da empresa? Os valores são os princípios que regem as atitudes e decisões de um negócio. Nesse sentido, é importante esclarecer a diferença entre crença e valor para ter um melhor entendimento dos conceitos. Crença são convicções entendidas como verdadeiras e certas.
Os valores organizacionais servem para construir uma identidade organizacional sólida e intermediar a relação entre os colaboradores e a instituição. Em uma empresa onde os valores são bem definidos, as atitudes e decisões tomadas internamente refletem o posicionamento ético e moral de toda a organização.
A melhor maneira de descobrir seus valores pessoais é fazer uma reflexão profunda sobre si mesmo. Pergunte-se: o que é mais importante para mim na vida e quais são minhas prioridades? Tente lembrar de momentos em que você se sentiu mais feliz e realizado, e analise o que estava acontecendo naqueles momentos.
Princípios são preceitos incontestáveis. Valores são normas ou padrões sociais. Diferente dos princípios, os valores são pessoais, subjetivos e contestáveis. Já virtude, segundo o Aurélio, são disposições constantes do espírito, que por um esforço da vontade, inclinam à prática do bem.
Os valores de uma empresa são um conjunto de crenças e princípios que orientam o comportamento dos membros da organização. Eles se referem àquilo que a companhia acredita, defende e valoriza, também se conectando com a maneira com que deseja ser percebida pelo público e o mercado.
Integridade, responsabilidade social, respeito, trabalho em equipe, inovação e foco no cliente – esses são alguns valores de uma empresa. Ao definir o que faz mais sentido para a ''personalidade'' do seu negócio, fica mais fácil definir o que buscar e cobrar dos colaboradores no recrutamento.
Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.
Para definir a visão da organização, é preciso pensar em quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo. Mais do que metas organizacionais, no entanto, a visão deve refletir o que a empresa espera de si mesma, onde ela almeja chegar.
O propósito da empresa é a razão fundamental pela qual uma organização existe para além do lucro financeiro. Ele costuma responder à pergunta “Por que estamos aqui?” e enfoca o impacto mais amplo que a empresa deseja ter na sociedade, no meio ambiente ou em um determinado setor.