Uma das principais vantagens do SpaceGlass é que o vidro não sofre delaminação - bolhas de ar que aparecem com o tempo e são originadas pelo deslocamento das camadas de materiais. A ocorrência de delaminação, além de comprometer a estética do veículo, prejudica a transparência e a propriedade balística.
A blindagem veicular não delamina? MITO. A delaminação, nada mais é do que a separação física do vidro com o policarbonato e isso pode ocorrer por diversas vezes em todos os tipos de veículos blindados.
Afinal, quantos anos dura um vidro que passa pelo processo de blindagem? Em média, a validade da garantia de blindagem gira em torno de 3 anos. Ou seja, depois disso, o vidro fica mais vulnerável.
A delaminação acontece quando há deslocamento das camadas do vidro blindado, o que cria bolhas de ar esbranquiçadas. Pode ter várias causas, de reações da composição do produto até condições de uso e conservação do veículo. Exposição a ambientes severos de calor e umidade pode acelerar o processo.
Vidro blindado delaminado e agora ? O que fazer ? Delaminação de Vidro Blindado !
Como evitar delaminação?
Alguns fatores podem acelerar o processo de delaminação, como o excesso de exposição solar e altas temperaturas. Evite deixar seu carro no sol ou no calor por longos períodos.
A solução mais comum em caso de delaminação é a troca do vidro. O preço de cada peça nova parte de R$ 3 mil, no caso dos vidros laterais, e de R$ 6 mil, valor do para-brisa – média aferida em blindadoras consultadas pela reportagem.
Etapa final. Passado o período da blindagem é hora de regularizar o carro junto ao Detran e será necessário emitir novo documento do veículo, o CRLV, onde consta o termo “veículo blindado”. Feito isso, você poderá rodar com o seu automóvel pelas ruas.
Por fim, nunca feche a porta do veículo com os vidros abertos, pois isso também pode fazer com que eles sofram rachaduras. Evite lavar o carro quando o sol estiver muito forte, pois os materiais que compõem o bloco balístico possuem graus de dilatação diferentes, o que pode provocar trinca entre os materiais.
Quais os principais motivos que levam à trinca do vidro? Ela pode ocorrer devido a três fatores: impacto, choque térmico e abrir e fechar as portas do veículo com os vidros abaixados. É ideal seguir todas as recomendações da blindadora, conforme manual de garantia.
Eternity® oferece transparência, coloração e estética inigualáveis. O primeiro modelo a compor a linha de vidros blindados da SER Company, com tecnologia consagrada pelo mercado de blindagem, por centenas de clientes satisfeitos e pelas principais blindadoras do país. Não Delamina.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
Quando há um problema com o vidro blindado a solução mais comum é a troca de vidros blindados preço. O custo de cada peça nova é de cerca de 3 mil reais se falarmos da parede lateral. Os preços de um para-brisa são em média 6000 reais. No entanto, existem empresas que consertam vidro.
+ É possível abrir os vidros de um veículo blindado? Sim. Por questão de segurança, os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis. Os vidros dianteiros podem baixar até 100% dependendo do modelo.
Nunca feche as portas com os vidros blindados abaixados, busque sempre fechar os vidros antes de abrir ou fechar a porta para evitar quebras. Outra forma de evitar a delaminação é escapando ao máximo do Sol. Procure estacionar em locais frescos, fechados ou em baixo de uma sombra.
De acordo com o texto dessa portaria, tanto a reparação quanto a reutilização de equipamentos de blindagem produzidos para a instalação em veículos, embarcações, aeronaves e estruturas arquitetônicas estão proibidas.
Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la; Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
Posso aplicar insulfilm e ventosas no vidro do meu veículo blindado? Não indicamos a instalação de insulfilm, ventosas, adesivos, suporte de GPS, cortina antissol nos vidros, pois poderá causar danos ao hardcoat e nesses casos não será coberto pela garantia.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
A revisão é o que garante que a blindagem e os itens do carro estarão em dia, de forma que a segurança dos ocupantes seja garantida, assim como a vida útil do carro. Por isso, é imprescindível, apesar do valor elevado. Os valores de revisões consultadas por nossa reportagem variaram entre R$ 650 e R$ 1.200.
Precisa de autorização para andar de carro blindado?
Em virtude da vigência da Lei nº 14.071/2020, que alterou o art. 106 do CTB, e da publicação da Portaria Senatran nº 1053/22, que alterou o Anexo da Portaria Senatran nº 357/22: para alteração de blindagem: não é mais necessária a Autorização do Exército (inclusão ou retirada de blindagem).
Pouca gente sabe, mas é possível tirar a blindagem de um veículo. Isso deve ser feito por profissionais que irão retirar todos os elementos presentes na blindagem, fazendo com que o veículo volte a ter as características originais.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.
O vidro delaminado é cuidadosamente removido do veículo, enviado a autoclave onde será submetido a alta pressão e temperatura e novamente colocado no veículo. À esse processo dar-se o nome de reautoclavagem.