O ovo é um dos pouquíssimos alimentos que possuem vitamina D e, quando combinado com o alto teor de cálcio na casca, ele potencializa a saúde dos ossos ³. Além de vitaminas, o ovo é rico em magnésio, zinco, carotenóides e luteína.
A casca de ovos é constituída basicamente de minerais (carbonato de cálcio e de magnésio). O cálcio é um mineral que tem um importante valor nutricional na dieta, tanto de adultos quanto de crianças. É responsável pela mineralização de ossos e uma dieta rica em cálcio pode retardar os processos de perda óssea [7, 13].
O que pouca gente sabe, é que além da clara e da gema, a casca do ovo também é uma ótima fonte nutritiva, tendo o cálcio como seu principal nutriente, mas também o magnésio e potássio.
A cutícula contém proteías (lisozima) e lipídeos com potente atividade antimicrobiana. Portanto, a cutícula, estando presente, é uma barreira efetiva contra a penetração de bactérias e é de grande importância para a segurança alimentar do ovo.
Pode comer a casca do ovo? Por incrível que pareça, sim, a gente pode comer a casca do ovo cozido. Essa não é uma prática muito comum por aqui, mas não há problema algum em fazer isso — sempre consultando, é claro, um nutricionista. A única dica é: faça uma boa higienização da casca caso você pretenda consumi-la.
Benefícios da Farinha de Casca de Ovo - Para Que Serve e Como Fazer [DICAS]
Como extrair o cálcio da casca do ovo?
A conversão é viabilizada a partir da realização de um tratamento térmico, chamado calcinação, onde a casca de ovo é submetida a uma temperatura de 850ºC durante uma hora e meia. Durante a calcinação uma reação química ocorre e gás carbônico é liberado, gerando assim, o óxido de cálcio.
Muitas pessoas comem as cascas dos ovos pelas suas impressionantes quantidades de cálcio, mas calma, não é para jogá-las na frigideira com seus ovos mexidos não. É preciso esmagá-las e triturá-las e só aí colocar o pó das cascas junto à comida.
Para que serve a casca do ovo batido no liquidificador?
Esse movimento de triturar, com a abrasividade da casca, vai limpar superbem, tirar todo resíduo e ainda afiar a lâmina do liquidificador. Mas, é preciso bater muitas cascas de ovos juntas para conseguir o resultado. Esse é um ótimo truque para manter o liquidificador sempre afiado, limpo e potente.
A casca do ovo protege e sustenta as estruturas internas moles. É semipermeável ao ar e à água e ajuda a prevenir a contaminação bacteriana. Cerca de 94-95% da casca do ovo seca é composta de carbonato de cálcio (CaCO3) e pesa 5,5-6,0gr.
Representando de 9 a 12% do peso total do ovo, a casca possui 39% da quantidade de cálcio nesse alimento e ainda colágeno do tipo I, V e X em suas membranas. Porém, a casca do ovo não tem vitaminas em sua composição ¹.
Não tem mistério! Em vez de jogar no lixo a casca do ovo que usou em uma receita, lave bem e deixe secar. É bom juntar cascas de pelo menos cinco ovos. Depois é só colocar no liquidificador no modo “pulsar” ou no equivalente com a velocidade mais devagar.
A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
Pesquisas sugerem que podemos estar perdendo uma fonte valiosa de cálcio quando jogamos fora as cascas dos ovos. Ou seja, a cobertura externa dura do ovo é composta por carbonato de cálcio, proteínas e outros minerais. Dessa forma, meia casca de ovo pode atender às necessidades diárias de cálcio de uma pessoa adulta.
A Mycoplasma gallisepticum afeta o trato respiratório e reprodutivo, ou seja, é sistêmico. É uma bactéria que também afeta a qualidade da casca do ovo, produzindo ovos com casca mais fina, causando aumento da fragilidade e também podendo alterar a cor da casca”, detalha López.
Qual a forma correta de higienizar a casca do ovo para consumo?
Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.
A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.
O pó da casca de ovo é uma fonte de cálcio viável e pode contribuir na prevenção de deficiência de cálcio, em especial na redução do risco de osteoporose, em indivíduos de diferentes grupos etários e extratos sociais.
Pois, ao ser uma fina camada entre a casca e a clara do ovo, ela fornece todos os componentes para nutrir uma vida no ovo. Dessa maneira, as pesquisas revelaram que as membranas oferecem muitos nutrientes como a glucosamina, condroitina, ácido hialurônico e colágeno.
Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.