Qual a ação é capaz de modificar uma sentença após o trânsito em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

É possível mudar uma sentença transitada em julgado?

Estas sentenças não podem ser modificadas, nem se pode iniciar um novo processo com o mesmo objetivo, em virtude da necessidade de promover a segurança jurídica, para que não se possa discutir eternamente questões que já foram suficientemente analisadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.trf5.jus.br

Qual ação cabível após trânsito em julgado?

A ação rescisória é um recurso legal para anular uma decisão judicial final em casos de vícios graves, como fraude, violação da lei ou erro de fato. É utilizada para corrigir injustiças após o trânsito em julgado da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual ação para anular sentença transitada em julgado?

O que é ação rescisória? A ação rescisória é uma ação judicial autônoma que tem como objetivo rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que fazer após o trânsito em julgado da sentença?

Após o Trânsito em Julgado da Sentença ocorrem alguns efeitos, à saber: A decisão judicial se tornar inalterável, indiscutível e imutável. Com a Certidão de Trânsito em julgado e a formação da Coisa Julgada, o conteúdo da decisão judicial não pode mais ser discutido, tornando-se definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Sentença Transitada em Julgado Pode ser Modificada - Veja como

Qual o recurso cabível após o trânsito em julgado?

APELAÇÃO. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível reabrir um processo transitado em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como impugnar sentença transitada em julgado?

O primeiro meio de impugnar a sentença é por meio da Ação Rescisória, a qual se pede desconstituição da sentença transitada em julgado, com um eventual rejulgamento em seguida, da matéria decidida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível a ação anulatória?

Nos termos do art. 966 , § 4º , do CPC/2015 , o cabimento da ação anulatória está restrito ao reconhecimento de vícios de ato das partes ou de outros participantes do processo, isto é, não se busca a desconstituição de um ato propriamente estatal, pois a sentença é apenas um ato homologatório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter coisa julgada?

A coisa julgada poderá ser refutada de duas maneiras. A primeira é por ação rescisória, como já mencionado acima. Portanto, a ação rescisória é um dos recursos cabíveis para tornar menos rígida a coisa julgada, com o objetivo de desfazer decisões viciosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Qual é o próximo passo depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado de uma decisão judicial, entra em cena o Cumprimento de Sentença. Nesse estágio, a decisão do juiz no processo passa a ser concretizada na prática. Isso significa que as determinações na sentença, como obrigações de fazer, pagar ou entregar algo, começam a ser implementadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

Qual o prazo para entrar com cumprimento de sentença após o trânsito em julgado?

Com o trânsito em julgado da decisão condenatória, terá o credor idêntico prazo de 05 anos para deflagrar o cumprimento de sentença (art. 523, CPC. Súmula nº 150, STF) (BRASIL, 2015; BRASIL, 1963).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

Pode alegar prescrição depois do trânsito em julgado?

Ressalta-se, ainda, que se trata de matéria de ordem pública, podendo ser alegada em qualquer fase processual. No entanto, nos termos da jurisprudência do STJ, a prescrição não pode ser alegada depois do trânsito em julgado do título exequendo, com exceção daquela superveniente à sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpc2015.com.br

Quando a sentença pode ser modificada?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração. Por suas características, o erro material é, então, aqueles que são perceptíveis facilmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como corrigir erro material após o trânsito em julgado?

O erro material não transita em julgado, podendo ser corrigido a qualquer tempo pelo Juiz ou Tribunal prolator da decisão, tendo em vista que a sua correção não implica alteração do conteúdo do provimento jurisdicional ( CPC/1973 , art. 463 , I ; CPC/2015 , art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais casos é possível a alteração da sentença pelo juiz?

24. Após a publicação da sentença, o juiz apenas poderá alterá-la para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; ou por meio de embargos de declaração, nos termos do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Como anular decisão transitada em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

Qual o prazo para entrar com ação Anulatoria?

Prazo decadencial. A ação anulatória de ato judicial (auto de arrematação), prevista no art. 486 do CPC, também chamada rescisória atípica, está sujeita ao prazo decadencial de dois anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como corrigir uma sentença transitada em julgado?

Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que cabe contra sentença transitada em julgado?

A existência de nulidade do processo após o trânsito em julgado da sentença deve ser discutida por via de ações anulatória (querela nullitatis insanabilis) ou rescisória, excetuando os casos de nulidade absoluta - Circunstância dos autos em que.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o tema 733 do STF?

O tema também é objeto da jurisprudência sumulada do Supremo Tribunal Federal, como se infere do Verbete 733: "Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que fazer depois que o processo transitou em julgado?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo. Não há mais como recorrer, não há mais como modificar o julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como se conta o trânsito em julgado de uma sentença?

Certificar o trânsito em julgado, em relação aos defensores público e dativo, sempre após a intimação do réu, contando-se o prazo de 05 (cinco) dias, a partir de sua intimação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

É necessário a certidão de trânsito em julgado para cumprimento de sentença?

Em resumo, o trânsito em julgado é o momento em que todas as partes já tiveram a oportunidade de se manifestar e não há mais possibilidade de recurso contra as decisões proferidas no processo. Esse momento é de extrema importância, pois é a partir dele que se inicia a fase de cumprimento da sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br