O pé-direito duplo possui o dobro da medida padrão. Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m.
Em geral, um pé-direito normal (padrão) em residências é de cerca de 2,5 metros, enquanto em edifícios comerciais pode ser de 3 metros ou mais. Muitas pessoas preferem um pé-direito alto, pois pode trazer uma sensação de amplitude e sofisticação ao ambiente, além de melhorar a ventilação e a iluminação natural.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
A palavra “duplo” que acompanha o pé direito significa que essa medida – cujo padrão geralmente varia entre 2,5m a 2,7m – está duplicada. O nome se refere a pés de árvore, geralmente retos, que eram utilizados na edificação de residências, por isso hoje são chamados de “direito”.
Quando falamos sobre o que é pé direito em uma construção, não existe um padrão ou norma que define a altura correta. Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m.
Quando é bem projetado e combinado com um revestimento em grande formato, o pé-direito alto valoriza a altura e transmite a sensação de amplitude para os cômodos. Isso é interessante, sobretudo porque faz com que os espaços pareçam maiores, fazendo com que o imóvel fique mais atraente e confortável.
Conexão entre diferentes níveis. Uma das melhores formas de aproveitar o pé-direito duplo é criando uma conexão entre os diferentes níveis que ele abriga.
"A altura máxima das casas varia entre 10 e 12 metros do ponto médio da guia. Isso limita o número de pavimentos", explica a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.
“Pé-Direito” é a altura entre o piso acabado e o teto de um ambiente – o padrão é que ele tenha 2,70m. O “duplo” acontece quando isso se estende para o pavimento superior, multiplicando por dois a medida.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto. O duplo tem essa nomenclatura justamente por ser o dobro da medida padrão; já um pé-direito é considerado alto a partir de 3 metros.
Qual o limite de altura de muro permitido por lei?
3. No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1. 4.
A medida padrão para residência é de 2,70 m. Acrescentando o forro de gesso para embutir as luminárias no pavimento térreo, e a espessura da laje – que é variável de acordo com o vão e o peso concentrado no pavimento superior –, a altura ficará próxima de 3 m, resultando em um pé-direito de 6 m.
No sistema de medidas, “pé” é a unidade que corresponde a 30,48 centímetros. Assim sendo, a palavra “direito” seria empregada no sentido de “correto”, para indicar a medida usual do solo ao teto que predominava em determinada região.
O pé direito na construção civil tem o valor mínimo entre 2,5 e 2,7. Acima disto é considerado um pé direito alto. Para ser enquadrado como pé direito duplo, ele precisa ter um tamanho acima de 5 metros.
Existe um motivo para a diferença: a Norma Regulamentadora 17 considera a altura média do homem (1,73 m) e a da mulher brasileira (1,60 m). Em relação às cadeiras, o assento dos homens fica a cerca de 47 cm do chão, com altura de apoio de 26cm.
Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.