Segundo o Ministério da Saúde, nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres.
1,48 é considerada uma pessoa com nanismo? Por definição não, porém somente com esse dado não é possível afirmar se há condição patológica associada ou não. Para tal é necessário avaliar altura dos pais, desenvolvimento pondero estatural, desenvolvimento puberal, etc.
Geralmente estes indivíduos sofrem um atraso no desenvolvimento sexual na sua adolescência e, quando adultos, podem chegar a medir até 1,50m. Acondroplasia - É o tipo mais comum de nanismo e seus portadores são chamados popularmente de anões. É causada por uma mutação genética.
Aos 52 anos, Peter Dinklage é o ator anão mais famoso e conceituado do mundo. Provavelmente, é a pessoa anã mais célebre do planeta inteiro. Muito por causa da sua participação determinante em “A Guerra dos Tronos”, uma das séries mais populares de sempre.
Anão é um termo popular para descrever pessoas com baixa estatura. O nanismo é um termo que engloba várias doenças que cursam com baixa estatura. A acondroplasia é a forma mais comum de nanismo, mas não é a única. Existem outras doenças genéticas que causam baixa estatura acentuada.
Após passar a juventude medindo 1,22 metro, na vida adulta o austríaco Adam Rainer sofreu com um raro caso de acromegalia que o fez crescer até atingir 2,34 metros. Marcada pelas limitações de ter uma baixa estatura e pelo adoecimento por crescer demais, a história do austríaco Adam Rainer é trágica.
Os homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média. Pessoas com algum tipo de nanismo podem ter uma ligeira redução na esperança média de vida, em comparação com a população geral, potencialmente devido a doenças cardiovasculares.
Segundo o Ministério da Saúde, nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres.
“A maioria das pessoas não conhece o nanismo e nos chama de anão por não saber que o termo correto é pessoa com nanismo. Cabe a nós, enquanto sociedade, e às pessoas que conhecem essa deficiência transmitir a informação porque assim conseguimos frear os comentários que incomodam”, concluiu Gabriel.
Estima-se que a incidência da acondroplasia seja de 1 a cada 25.000 crianças nascidas. Se apenas um dos pais for portador da condição, a probabilidade de o filho também nascer com acondroplasia é de 50%.
Katyucia, 27 anos e 91 centímetros. Moram em Itapeva (SP) em uma casa toda adaptada para seu tamanho e garantem que fora as limitações de altura, levam uma vida normal.
Khagendra Thapa Magar mede apenas 56 centímetros de altura. Caso ele não cresça até seu aniversário, ele se tornará o menor homem do mundo em todos os tempos, segundo os recordes compilados pelo Guinness World Records. Até o momento, o título pertence ao indiano Gul Mohammed, que tinha apenas 57 centímetros.
Estanislau da Polônia possuía Nicolas Ferry ("Bébé") (1741–1764), que media 0,84 metros. Ele era um dos três filhos anões de pais camponeses nos Vosges.
No entanto, estudos e pesquisas têm fornecido insights valiosos sobre esse assunto. Em geral, a expectativa de vida de um anão pode variar entre 70 e 80 anos, o que é semelhante à média da população em geral.
Casal dos EUA com diferença de altura de 86 cm quebra recorde mundial. Larry McDonnell, 42, e Jessica Burns-McDonnell, 40, entraram para o Guinness World Records como o casal heterossexual com maior diferença de altura em todo o mundo.