Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
A margem de segurança é de 1,50m. Instalar o botijão de gás mais afastado possível do fogão. O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado.
Conforme ressaltamos acima, é preciso deixar o seu botijão em um local mais ventilado e arejado. O botijão do gás de cozinha não deve, em hipótese nenhuma, estar em armários fechados, balcões e outros móveis com essa característica. Sem a passagem de ar, a segurança do gás fica comprometida, então todo cuidado é pouco!
Qual a diferença do gás de cozinha azul para o prata?
Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.
Quais são as principais normas para instalações de GLP?
Quais são as principais normas de segurança do GLP? Nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para o uso de GLP, a NBR 15526 prevê como é a instalação de gases combustíveis em empresas ou residências, as diretrizes para a segurança e as precauções para o abastecimento de gás.
O gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha” ou “gás de botijão”, é um combustível destinado principalmente para uso doméstico e industrial. O GLP é composto majoritariamente por uma mistura de hidrocarbonetos, contendo de três a quatro átomos de carbono.
O botijão deve ficar em um local arejado. A mangueira não deve estar ao lado do fogão. Ele deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância dos ralos.
No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO. Botijão – Contém 13kg de gás de cozinha. É fabricado segundo norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – 8460.
Em tese não há diferença, uma vez que todas as distribuidoras comercializam o GLP (gás liquefeito de petróleo). O que muda é o modo como cada distribuidora lida com o seu produto.
O botijão de gás P45 é uma excelente opção para pequenos estabelecimentos comerciais que necessitam de uma fonte confiável e portátil de gás. Ele possui uma capacidade maior que o tradicional P13, o que significa que pode suportar um consumo mais intenso e frequente.
O botijão residencial padrão P13 tem as seguintes dimensões: 360 mm de diâmetro X 460 mm de altura. Para uso doméstico, há também a opção de outros tamanhos de botijões, como o P2, o P5 e o P8. Já para uso comercial, geralmente, recomenda-se os cilindros P20, P45 ou os acima de 90 kg para o setor industrial.
O botijão de gás de oito quilos, também chamado de botijão P8, é utilizado em fogões residenciais. Sua instalação e manuseio são semelhantes aos do botijão de 13 quilos e, por isso, ele é uma opção para consumidores que utilizam menor quantidade de gás.
Se o botijão estiver sem o lacre ou com lacre sem marca, quebrado ou solto, deve ser recusado. A compra deve ser feita apenas em revendedores autorizados e nunca em pontos de venda informais ou clandestinos. Caso haja alguma suspeita, o consumidor pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 181.
1.308 do Código Civil : Não é lícito encostar à parede divisória chaminés, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos suscetíveis de produzir infiltrações ou interferências prejudiciais ao vizinho.
Em geral, recomenda-se posicionar o ponto de gás a uma altura de 60 centímetros do piso acabado. É importante consultar as especificações do fabricante do fogão e seguir as regulamentações vigentes para garantir uma instalação segura e correta.