Qual era o tamanho dos gigantes citados na Bíblia?
Nas primeiras versões da Bíblia, Golias (o guerreiro filisteu derrotado pelo futuro rei Davi) é apresentado como um gigante, cuja altura seria de “quatro côvados e um palmo” (ou 2,38 metros). Mas as conclusões de uma nova pesquisa recomendam uma revisão dessa medida, segundo os sites Live Science e Science News.
Ossos escavados no leste da China revelam que há 5 000 anos existiam homens “gigantes”, de quase 2 metros de altura, habitando nosso planeta. Foi uma descoberta de dimensões gigantescas.
Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.
14 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram Saul. 15 Davi, porém, ia a Saul, e voltava para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. 16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.
(Ogue, rei de Basã, era o último sobrevivente dos refains. A cama dele era feita de ferro e ainda se encontra em Rabá dos filhos de Amom. Tinha quatro metros de comprimento e um metro e oitenta de largura, pela medida comum.)
Ele é conhecido por ser o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos, morrendo no mesmo ano do Dilúvio. De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé. Em outras partes da Bíblia, Matusalém é mencionado nas genealogias de 1.
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus.
Daí a magia dos óculos de natação: a miniatmosfera que ele prende entre a lente e o olho permite ver com foco mesmo a metros de profundidade. A Bíblia fala em gigantes (“filhos de Anaque”, “nefilins”) com 5 metros de altura. Perto deles, Golias fica no chinelo. O que a ciência sabe sobre esses caras?
Se depender de Gauld, o gigante filisteu pode se redimir e se converter em herói bíblico antes de outros injustiçados, como o irmão do filho pródigo e Marta. A Bíblia apresenta Golias como um “campeão dos filisteus”, um gigantão arrogante, vindo da cidade de Gate, com seis côvados e um palmo de altura (2,83 metros).
O livro de Enoque relata como anjos chamados Sentinelas tomaram mulheres por esposas e geraram gigantes chamados Nefilins. Esses gigantes são descritos como guerreiros corajosos e cruéis, que se voltaram contra os próprios seres humanos.
Ou seja, em torno de 2,38 m. Seja como for, Golias era um homem que tinha uma altura muito além do comum, mas a Bíblia não diz que ser gigante era uma característica genérica dos filisteus.
Os gêmeos então nomearam Robert Wadlow como o homem mais alto "de quem há evidência irrefutável". Quando medido pela última vez em 27 de junho de 1940, o americano de boas maneiras esticou uma impressionante altura de 2,72 m (8 ft 11,1 pol).
O norte-americano Robert Pershing Wadlow tinha uma disfunção que o impedia de parar de crescer e morreu aos 22 anos, medindo 2,74 metros. No dia 22 de fevereiro de 1918 nascia na cidade de Alton, nos EUA, Robert Pershing Wadlow, conhecido como o homem mais alto de todos os tempos.
A Bíblia diz que ele tinha quase 3 metros de altura. Ele também usava um grande capacete de bronze e uma armadura pesada. Ele tinha um enorme escudo, uma lança e uma espada (ver 1 Samuel 17:4–7).
Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o SENHOR disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.