Para se tornar um Piloto Privado (PP), é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, e obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Após isso, você deve completar um curso teórico e prático de aviação, com um mínimo de 35 a 40 horas de voo, e passar nos exames teórico e prático aplicados pela ANAC.
Ter idade não superior a 27 anos de idade à data de incorporação; Possuir aptidão física e psíquica adequada; Ter altura mínima de 1,60m (masculino) e 1,56m (feminino);
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
A altitude máxima que um avião comercial pode atingir é estabelecida em torno dos 42 mil pés (cerca de 12,8 km). Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência.
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Mas existe também um outro aviso que é feito da cabine dos pilotos, "tripulação, 10 mil pés", que talvez você tenha se perguntado o que significa. Resumindo, trata-se do momento que exige maior atenção por parte de toda a equipe a bordo.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
A altura máxima é de 2,00m para ambos os sexos. Limites de peso: índice de massa corporal (IMC) compreendidos entre 18 e 30. Os limites de peso, serão correlacionados pelos AMP com outros dados do exame clínico (massa muscular, conformação óssea, proporcionalidade, biotipo, tecido adiposo localizado, etc.).
Os pilotos da Força Aérea geralmente são exigidos a ter uma acuidade visual de 20/20 ou melhor (corrigida ou não corrigida) em cada olho. Em alguns casos, uma acuidade visual corrigida de até 20/40 pode ser aceitável, mas isso pode variar dependendo da força aérea específica e do tipo de aeronave.
(b) O candidato não pode possuir: (1) doença ativa dos ossos, articulações, músculos e tendões; (2) sequelas funcionais de doenças congênitas ou adquiridas; (3) escolioses, cifoses e lordoses sintomáticas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo; ou (4) hérnia discal com sintomatologia ...
Para participar dos campeonatos regionais e estaduais, não só na arrancada como em outras modalidades, é exigido que os pilotos tenham uma habilitação especial para a pilotagem.
Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante. Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
Recordes. O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.
Porque os pilotos avisam quando chegam a 10 mil pés?
Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave. Durante a decolagem, por exemplo, os comissários de bordo são instruídos a não entrar em contato com a cabine até ouvirem esse aviso – a menos que haja uma emergência, é claro.
1- Por que o piloto avisa quando chega a 10 mil pés após a decolagem ou antes do pouso? Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de 10 mil pés, a cabine de comando é estéril.
Qual a temperatura máxima suportada pelo corpo humano?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Afinal, qual é a temperatura ideal dentro do avião durante o voo? O ar condicionado pode oscilar entre 18ºC e 30ºC. Contudo, há um consenso de que o clima mais agradável, com o sistema de ar funcionando normalmente, está entre os 20º C e 25ºC, mesmo que na parte externa a temperatura possa chegar a -50º C.
A altura de 11km acima da superfície do planeta equivalem a cerca de 37 mil pés, o que significa que os aviões em altitude de cruzeiro deslizam facilmente na corrente de jato.