As brancas foram as mais frequentes (52%), seguidas pelas rosa (21%), amarelas (17%), verdes (5%) e vermelhas (5%). Depois, classificaram 99 flores sob a visão das abelhas: a cor verde-azulada representou 50% da amostra, seguida pelo verde (18%), azul (13%), verde-ultravioleta (12%) e azul-ultravioleta (6%).
É com os olhos compostos que as abelhas enxergam as flores. Os outros três olhos são os ocelos, bem menores e localizados no topo da cabeça das abelhas. Os ocelos não formam imagens: cada um deles possui dois receptores de cores e captam informações sobre a coloração do ambiente.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
A explicação mais utilizada para esse comportamento é que as abelhas se orientam pela luz do sol em seus voos, sendo assim, sem uma luz para nortear seus movimentos aéreos elas simplesmente vão ao chão.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
As abelhas, como grande parte dos insetos, têm cinco olhos. Três são pequenos, no topo da cabeça, os chamados "olhos simples" ou ocelos, que apenas detectam mudanças de intensidade da luz; os dois olhos compostos, maiores, com milhares de lentes minúsculas, estão na parte frontal da cabeça e detectam luz polarizada.
Para o xamanismo, a abelha como animal de poder, representa a comunicação, cooperação, disciplina e ordem. São seres que trabalham duro pelo que acreditam e tem um enorme senso de comunidade. Sonhar com abelhas tem um significado bom, de sorte e sucesso na vida. Indica que seus caminhos irão se abrir.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
De movimentos a sons e vibrações, abelhas têm diferentes modos de se comunicar - Foto: Michael Hrncir. Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da vida da colônia.
No abdômen também se localiza o coração (sistema circulatório) formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa, que não tem função respiratória.
AS ABELHAS OPERÁRIAS NASCEM 21 DIAS APÓS A POSTURA E VIVEM EM MÉDIA 45 DIAS. ESTE TEMPO PODE SER MAIOR OU MENOR, DE ACORDO COM O NÚMERO DE HORAS QUE ELAS VOAM PARA BUSCAR ALIMENTO, ÁGUA OU DEFENDER DA COLMEIA.
As operárias normalmente voam entre 5 e 10m de altura (Jean-Prost, 1985) e poucas vezes sobrepujam os 8m, voando o mais baixo possível, para se resguardarem do vento (Rootner, citado por Root, 1990).