Família: Arecaceae. Nomes vulgares: açaí, juçara, açaí-de-touceira, açaí-do- Pará; açaí-verdadeiro; palmiteiro. Euterpe precatoriatambém é conhecida como açaí e Euterpe edulis como palmiteiro. Sinonímias: Euterpe badiocarpa Barb.
Os dois vêm de palmeiras do mesmo gênero, Euterpe. Mas a espécie do açaí amazônico é a Euterpe oleracea Mart, e a da Mata Atlântica é a Euterpe edulis Mart. Além da extração do açaí, a palmeira também pode ter o cacho, as folhas e as sementes usadas no artesanato.
Conhecido por ser uma das fontes de alimentos mais ricas em energia, o açaí nasce em palmeiras que podem atingir mais de 20 metros de altura. A planta produz cerca de quatro cachos da fruta por ano. Cada região do Brasil tem uma forma de consumir o açaí.
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
Do plantio da semente até a primeira colheita do açaizeiro, por exemplo, são quase quatro anos, explica João Tomé de Farias Neto, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental).
A INCRÍVEL MAIOR E MAIS MODERNA FAZENDA DE AÇAÍ DO BRASIL E DO MUNDO
Qual o melhor lugar Pará plantar açaí?
O açaí é cultivado principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde o clima úmido e as condições de solo propícias favorecem seu desenvolvimento. Os estados do Pará e do Amazonas são os maiores produtores de açaí no país, abastecendo não apenas o mercado interno, mas também exportando para outros países.
O agrônomo especialista em frutas tropicais Urano de Carvalho explica que o ponto certo para a colheita do açaí é quando ele está totalmente preto e com uma camada esbranquiçada superficial. Nesse ponto, é conhecido pelo ribeirinho como açaí tuíra.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo. “Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa. Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).
Fruto do açaizeiro, o açaí é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí. O açaizeiro é uma árvore que pode chegar a atingir até 30 metros de altura e que prefere áreas úmidas, fato que faz com que a mesma cresça nas margens dos rios.
O fruto juçara é parecido com o açaí, porém produzido por uma espécie de palmeira diferente, a Euterpe edulis, cultivada nas áreas litorâneas de Mata Atlântica, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. A palmeira juçara é mais conhecida por produzir um palmito comestível – o palmito juçara.
Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano.
Enquanto a juçara é similar ao açaí, só que é produzida por uma palmeira diferente, a Euterpe edulis, popular na região sul do Brasil. Outro fator que difere os dois frutos é a Instrução Normativa Nº37, instituída no dia 1° de outubro de 2019 pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento.
Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.
O açaí é um superalimento que tem um sabor entre frutas vermelhas, chocolate amargo e vinho tinto com uma tonalidade roxa deslumbrante - é aí que você pode encontrar o sabor exótico distinto do açaí.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.
Portanto, o uso de produtos comerciais de açaí que contenham guaraná pode, junto com uso concomitante de café, cafeína, chá preto, chá mate, aumentar os efeitos do guaraná e, com isto, ser estimulante. Assim, melhor não consumir o açaí misturado com guaraná e mais outra forma de cafeína.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
As plantas adultas têm estipes de 3 a 20 m de altura e 7 a 18 cm de diâmetro. As folhas são compostas, pinadas com arranjo espiralado de 40 a 80 pares de folíolos. A inflorescência do tipo cacho possui flores estaminadas e pistiladas.
De longe, só com o olhar, Nazareno sabe se um açaí é de qualidade ou não. “Um bom açaí tem que estar 'tuíra', que é maduro. Este tem uma cor mais acinzentada, opaca”.
O açaizeiro se destaca pela sua abundância e por produzir importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria.