No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.
A árvore da vida aparece na religião nórdica como Yggdrasil, a árvore do mundo, uma árvore maciça (às vezes considerada um teixo ou freixo) com uma extensa tradição em torno dela.
Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.
Conhecido por ser uma planta heliotrópica, ou seja, cujo caule gira para posicionar a flor na direção do sol, o girassol costuma encantar adultos e crianças. "Vibrante e iluminado, ele simboliza a vida e é uma ótima flor para representar a primavera em casa", sugere a designer floral Diennis Xavier, do Studio Magnólia.
Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.
Antes das Bíblias virem em forma de livro, elas eram anexadas a pergaminhos. As alças desses pergaminhos bíblicos eram chamadas de etz hayim, termo usado em hebraico para designar “árvore da vida”. Provérbios 3:18: “É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm”.
Nim é um dos principais componentes das medicinas Siddha, Ayurvédica e Unani, sendo particularmente usado no tratamento de doenças de pele. As folhas de nim são usadas para tratar eczema, psoríase e outras doenças.
Portanto, quando se decide dar um Girassol a alguém, significa que o recetor é uma pessoa ensolarada, positiva e alegre. O Malmequer é uma flor que simboliza a vida. É dada como um desejo num dia especial, e de facto é dada para celebrar casamentos e aniversários.
A Flor da Vida é um padrão da geometria sagrada que simboliza os sete dias da Criação, e é considerado a Matriz de todas as formas do Universo. Esse padrão contém uma frequência vibracional de harmonia, capaz de ampliar nossa conexão com a espiritualidade.
Ou seja, podem ser lidos tanto microcosmicamente, do ponto de vista do homem, como macrocosmicamente, ou seja, do ponto de vista do universo em geral. Macrocosmicamente, a Árvore deve ser lida de cima para baixo, e microcosmicamente, deve ser lida de baixo para cima.
Ela nos proporciona reflexões interessantes, como a necessidade de fortalecer nossas raízes antes de distribuir nossos galhos em direção ao céu. Além de estar em busca do crescimento, apesar de parecer que uma árvore está sempre parada, ela na verdade, está viva, crescendo e se renovando.
O que significa árvore da vida na espiritualidade?
De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade. Está associada à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.
Thuja é um género de coníferas pertencente à família Cupressaceae, geralmente designadas por tuia ou árvore-da-vida (ou arborvitaes, do latim 'árvore da vida'), que agrupa cinco espécies de árvores e arbustos, dois nativos da América do Norte e três nativos do leste da Ásia.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.
“Em uma de suas andanças pelo mundo, o jovem deus Wotan se deparou com a Árvore da Vida. A árvore era responsável pelo equilíbrio do mundo e abrigava em meio às suas raízes a Fonte do Saber.
As orquídeas brancas simbolizam a eternidade e, por seu caráter duradouro, também representam o amor que permanecerá eterno pelo ente querido que faleceu.
Ela representa a conexão entre todas as formas de vida e a consciência coletiva. Em outras palavras, é a representação do Todo. Mas, além disso, a Flor da Vida é um símbolo de harmonia, equilíbrio e alegria. Acredita-se que contemplá-la ou meditar sobre ela pode trazer cura, paz e conexão mais profunda com o universo.
A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão.
O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde.
O ankh tem uma forma de cruz, mas com um laço em forma de lágrima no lugar de uma barra superior vertical. As origens do símbolo não são conhecidas, embora muitas hipóteses tenham sido propostas.
Portanto, você pode compreender a árvore da vida como a lembrança da nossa jornada na terra, a busca pela eternidade em outro plano espiritual ou pelo crescimento pessoal. Valores como: criação, fertilidade, crescimento e equilíbrio espiritual, podem estar por trás dos significados.
Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.