María Branyas, a pessoa mais velha do mundo, morreu aos 117 anos. A família informou o falecimento na conta da espanhola na rede social X, nesta terça-feira (20). María recebeu o título de pessoa mais velha pelo Grupo de Investigação Gerontológica dos Estados Unidos e pelo Guinness, o livro dos recordes.
A idade comprovada por documentos, incluindo certidão de nascimento, faz com que ela quebre a marca da espanhola María Branyas Morera que, aos 116 anos completados no último dia 4, consta no Guinness book, o livro dos recordes, como a mulher mais idosa do mundo. —Minha avó é dura na queda. Todo mundo vai e ela fica.
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 117 anos e 164 dias.
O Brasil está no pódio que aponta as pessoas mais velhas do mundo, organizado e verificado pelo Grupo de Pesquisa Internacional em Gerontologia, com a freira Inah Canabarro Lucas. Natural de Porto Alegre (RS), a mulher nasceu em junho de 1908 e está com 115 anos.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.
De acordo com o Gerontological Research Group, uma organização científica sem fins lucrativos que valida as idades de pessoas com pelo menos 110 anos de idade, a pessoa viva mais velha é, agora, uma japonesa de 116 anos chamada Tomiko Itooka.
Prossegue o texto bíblico dizendo que, após o nascimento de Noé, Lameque ainda viveu 595 anos gerando filhos e filhas e morreu aos 777 anos, o que, segundo os cálculos, teria sido 5 anos antes do dilúvio ocorrido quando Noé tinha 600 anos.
Isaac foi o único patriarca bíblico cujo nome não foi mudado e também o único que não deixou Canaã. Comparado com Abraão e Jacó, a história de Isaac relata poucos incidentes em sua vida. Morreu quando tinha 180 anos, tornando-se o patriarca de vida mais longa.
Entretanto, Flávia continua longe da idade da atual recordista mundial, Erramatti Mangamma, que deu à luz gêmeos aos 73 anos em 2019. Mangamma e seu marido, Sitarama Rajarao, passaram por tratamento de fertilização in vitro em Hyderabad, Índia.
De acordo com a Guinness World Records, o homem mais velho que já viveu foi Jiroemon Kimura (1897–2013) do Japão, que viveu até a idade de 116 anos e 54 dias. Já a mulher mais velha do mundo, que ainda está viva é a espanhola Maria Branyas Morera, que celebrou recentemente o seu 117º aniversário.
A francesa Yazemeenah Rossi é considerada a avó mais bonita do mundo. Yazemeenah Rossi, com mais de 60 anos, é a prova viva de que há avós lindas de morrer neste mundo. Ser avó de duas crianças não foi impedimento para Yazemeenah iniciar uma carreira de modelo.
Recentemente, este marco referencial passou para 65 anos em função principalmente da expectativa de vida e das tentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria. Atualmente, considera-se a existência de uma “Quarta Idade” que englobaria pessoas com 80 anos.
Nossa pesquisa incluiu dados de 44.000 suecos que foram submetidos a avaliações de saúde entre os 64 e os 99 anos de idade – todos parte do chamado Coorte Amoris. Esses participantes foram então acompanhados nos dados de registros suecos por até 35 anos. Dessas pessoas, 1.224, ou 2,7%, viveram até os 100 anos.
O homem mais velho que já viveu no mundo pode ser brasileiro. José Paulino Gomes teria nascido em 4 de agosto de 1895, segundo registros do cartório Silva, o único da cidade de Pedra Bonita, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Ele morreu nesta sexta-feira, 28, o que o faria ter 127 anos, segundo informou G1.
Qual é a pessoa mais velha do mundo que já morreu?
A brasileira que estava sendo avaliada pelo Guinness Book para ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morreu aos 121 anos. Nascida em 7 de fevereiro de 1902, Josefa Maria da Conceição, conhecida como "Dona Josefa", foi agricultora e vivia no município de Pilar, na Grande Maceió, Alagoas.
Embora a evolução não seja obrigatoriamente um sinônimo para avanço, é possível dizer que a expectativa de vida da humanidade está aumentando há milhares de anos, com longos (bem longos) períodos de estabilidade. Hoje, a ciência sabe que os humanos antigos viviam menos de 30 anos.
Ele é conhecido por ser o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé. Em outras partes da Bíblia, Matusalém é mencionado nas genealogias de 1.