Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli 185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.
Qual é a calibragem do pneu 185/60R14? A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.
Qual a calibragem correta para cada tipo de pneu? Aprenda a CALIBRAR como um PROFISSIONAL | 📺 101
Qual é a calibragem do pneu 185 65 14?
Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli 185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.
Apesar de mínima, existe uma diferença. Os pneus 185/65R14, possuem um perfil (altura) 5% menor que o 185/70r14. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Qual é a diferença do pneu 185/60 para 185/65? A diferença entre essas medidas está na altura. Os pneus 185/65R15 são 5% mais altos do que os pneus 185/60R15.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A principal diferença entre os pneus 185 70 e 185 60 está na medida do perfil. O número 70 indica que o perfil do pneu é maior, o que significa que a distância da roda do carro até o chão será maior. Já o número 60 indica que o perfil do pneu é menor, resultando em uma distância menor da roda ao chão.
Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus. - Pneus 185/60 R15: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi.
Alguns modelos de veículo contam também com uma orientação de calibragem para rodagem econômica, na qual os pneus recebem mais ar do que o normal. Isso acontece pelo fato de os pneus mais cheios gerarem menos resistência na rodagem.
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
Levando em conta duas pessoas no carro, motorista e um passageiro, a calibragem ideal indicada para pneus 185/65 R15 é de 29/26. Mas lembre-se, se for viajar e o carro estiver muito mais pesado por conta de malas ou mais pessoas, esse número pode variar um pouco.
Qual a diferença do pneu 185 65 14 para o 175 70 14?
Os pneus 175/65 R14 são mais estreitos que os pneus 185/65 R14, o que pode afetar a estabilidade e o desempenho do veículo. Além disso, a diferença no diâmetro dos pneus pode causar erros na leitura da velocidade real e do velocímetro.